Os maiores riscos de Bitcoin que Traders e Investidores devem conhecer

Investidores e traders nunca devem ignorar os riscos de possuir, utilizar e negociar Bitcoin
Pixabay/Ilustrativa

Os maiores riscos de Bitcoin que Traders e Investidores devem conhecer

Compartilhe:

Investidores e traders nunca devem ignorar os riscos de possuir, utilizar e negociar Bitcoin. Esta moeda virtual representa uma inovação que alguns especialistas dizem que poderia mudar o mundo. Algumas pessoas recorrem à Bitcoin como um investimento viável em vez de investir em ativos tradicionais. Enquanto algumas pessoas obtiveram enormes retornos com a negociação e investimento na Bitcoin, outras perderam quantias significativas de dinheiro. É por isso que você deve aprender sobre esses riscos antes de negociar ou investir na Bitcoin. 

Volatilidade da Bitcoin 

A maioria das pessoas vê a volatilidade como o principal risco para a negociação ou investimento em Bitcoin. Todo o mercado de criptomoedas é sem dúvida volátil. No entanto, algumas pessoas obtêm lucros aproveitando essa volatilidade para negociar Bitcoin. Com plataformas como a Oil Profits, as pessoas podem comprar e vender esta moeda digital para obter ganhos. Isso porque essas vias digitais permitem que as pessoas comprem a Bitcoin utilizando o dinheiro fiduciário e a vendam posteriormente para obter lucros. Pode clicar aqui para mais detalhes sobre bitcoinera-br.com. 

No entanto, as oscilações de preços bruscas fazem parte do paradigma das criptomoedas. Por exemplo, a Bitcoin negociou abaixo e acima de 30.000$ e 65.000$ entre julho de 2021 e outubro do mesmo ano. Os períodos de grandes picos e quedas dificultam a previsão do desempenho a longo prazo do valor da Bitcoin para traders e investidores. 

Embora isto aconteça com outros investimentos, a Bitcoin tem uma maior escala de volatilidade e oscilação de preços por razões duvidosas. Assim, investidores e traders devem considerar as perdas repentinas e acentuadas que podem ocorrer quando o preço da Bitcoin flutua. 

Regulações da Bitcoin 

Atualmente, a Bitcoin e outras moedas virtuais são descentralizadas e largamente desregulamentadas. Ainda assim, isto poderia mudar se os governos encontrassem uma maneira de monitorar e regular as criptomoedas. Algumas moedas virtuais atrairão mais investidores se os governos começarem a controlá-las. 

Hoje, os investidores carecem de proteção regulatória se alguém invadir suas plataformas de negociação ou roubar seus tokens. Além disso, a ausência de regulamentação incentiva os golpistas de criptomoedas. Portanto, a Bitcoin sofre oscilações de preços quando os investidores suspeitam de uma regulamentação governamental que pode mudar a forma como eles utilizam a criptomoeda. 

Fraudes com Bitcoin 

A ausência de regulamentos expõe a negociação e o investimento em Bitcoin a vários golpes. Tais esquemas podem incluir e-mails de phishing, falsos endossos de celebridades, esquemas de saída e plataformas de mineração em nuvem fraudulentas. Investidores e traders de novas Bitcoin sem suspeitas podem rapidamente ser vítimas desses esquemas. 

Infelizmente, um investidor ou trader não tem como reclamar os fundos perdidos através das fraudes com Bitcoin. Isso porque nenhuma autoridade central regulamenta ou controla essa moeda virtual. 

Armazenamento de Bitcoin 

Traders e investidores assumem a responsabilidade pelo armazenamento, ao contrário dos investimentos convencionais. Idealmente, uma pessoa armazena a Bitcoin em uma carteira digital com uma chave privada e encriptada. Como as carteiras encriptadas têm chaves privadas extremamente longas, o proprietário obtém uma frase de 12 palavras ou a frase semente para recuperar e acessar a carteira com seus fundos. Mas esquecer esta frase ou perder uma cópia da mesma significa perder sua carteira de criptomoedas para sempre. Assim, investir em Bitcoin pode deixá-lo à mercê do erro humano, o que não é algo a descurar. 

Preocupações Ambientais 

A maioria dos ambientalistas tem expressado preocupação com o impacto da mineração de Bitcoin sobre o meio ambiente. A mineração desta moeda virtual envolve computadores poderosos que consomem muita eletricidade. Assim, a pegada de carbono da Bitcoin se compara com a de alguns países. Embora você possa não sentir os impactos ambientais da mineração Bitcoin diretamente, é um aspecto inevitável quando se pensa em investimentos na Bitcoin. 

Conclusões Finais 

A negociação ou investimento em Bitcoin não está regulamentada em muitos países. Além disso, algumas pessoas expressaram preocupações sobre a Bitcoin e sua utilização. No entanto, alguns traders e investidores obtiveram lucros gigantes com a negociação e o investimento nesta moeda digital. A compreensão destes riscos deve ajudá-lo a determinar se a negociação ou o investimento na Bitcoin é um bom investimento para você. 

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também