Os 7 maiores álbuns musicais dos anos 2000

Unsplash

Os 7 maiores álbuns musicais dos anos 2000

Influência permanece até hoje em artistas de diversos estilos, e redes sociais resgatam a nostalgia desses sons

Compartilhe:

A Gen Z vira e mexe lança mais um core (termo atrelado a outras palavras para denominar microtendências, principalmente no Tik Tok). E uma das coisas mais comuns de encontrar na rede são vídeos de usuários usando fones de ouvido ou vestidos de forma característica, resgatando referências de outras épocas.

Um dos períodos mais mencionados nos últimos tempos têm sido os anos 2000 (entre o fim da década de 90 e o ano de 2010). A chegada do novo milênio, as transformações profundas na sociedade e o uso cada vez maior da tecnologia marcaram essa época, principalmente na música.

Tanto na cultura pop quanto em grupos de nicho, a música dos anos 2000 ficou marcada pela ousadia, pelas novas formas de consumo e, claro, por álbuns que são referências até hoje. A seguir, você confere uma lista com sete discos que já foram listados entre os melhores dos anos 2000 e que abriram caminho para toda a produção musical existente atualmente.

1.  Radiohead – Kid A

Considerado pela revista Rolling Stones como o grande álbum dos anos 2000, o quarto álbum de estúdio da banda britânica Radiohead é mencionado como referência por artistas de todos os estilos. Indo no caminho contrário da trajetória rock da banda até então, o álbum tem uma atmosfera eletrônica e introspectiva.

2.  Linkin Park – Hybrid Theory

Álbum de estréia da banda norte-americana Linkin Park, o Hybrid Theory é um verdadeiro marco na música dos anos 2000. Combinando vocais de rap, guitarras pesadas e letras profundas, o álbum abriu caminho para muitas bandas de rock alternativo que surgiram a partir dali. Até hoje é considerado o álbum mais vendido do grupo.

3.  Summer Eletro Hits – Compilação

Os anos 90 foram movimentados, e a música eletrônica que movimentava a cena clubber em festas alternativas se expandiu para o mainstream nos anos 2000. Embora seja uma compilação de diversos artistas, com versões regravadas das músicas originais, a primeira edição do Summer Eletro Hits ajudou a popularizar as “músicas de balada” para as massas.

4.  Lady Gaga – The Fame

Em qualquer rádio até meados de 2007, o ritmo mais popular de ser tocado era a black music. Não à toa, rappers americanos e cantoras como Beyoncé e Rihanna eram os artistas da vez. Chegando com o pé na porta e trazendo a pista de dança de volta para o dia a dia, Lady Gaga lançou o The Fame em 2008, mudando completamente a indústria da música pop nos anos seguintes.

5.  Madonna – Confessions On The Dancefloor

Não tem como falar de música pop sem falar da queen Madonna. Lançado em 2005, o álbum Confessions On The Dancefloor é um dos melhores da carreira da artista, que também foi na contramão da indústria na época, com um álbum quase por inteiro eletrônico.

6.  M.I.A. – Kala

Queridinha nos circuitos musicais mais alternativos, e colecionando controvérsias ao longo da carreira, a artista britânica M.I.A. merece lugar nessa lista com seu segundo álbum de estúdio, Kala. O single Paper Planes é um dos mais conhecidos do álbum, mesclando letra politizada com um sample de The Clash. O disco é repleto de referências de culturas ao redor do mundo, incluindo o funk carioca.

7.  Furacão 2000 – Tornado Muito Nervoso 2

Por fim, quem cresceu no Brasil durante os anos 90 e 2000 lembra de forma clara que o funk estava presente na TV, nas rádios, em festas e era popular entre muitas idades. O lançamento de 2000 da icônica Furacão 2000 é um clássico, lembrado até hoje por hits como Jonathan Da Nova Geração e Dança da Motinha.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também