Orientadoras sociais realizam visitas nas residências de famílias usuárias do SUAS em Várzea Grande

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Orientadoras sociais realizam visitas nas residências de famílias usuárias do SUAS em Várzea Grande

As orientadoras sociais da Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande estão visitando, nesta semana, as residências das famílias usuárias do Sistema Único Assistência Social (SUAS) levando orientações, e ao mesmo tempo, identificando as necessidades das demandas das famílias assistidas. O trabalho também consiste na busca ativa para a inclusão de novos beneficiários nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Como explica a coordenadora da Proteção Básica, Bernadete Miranda, esse trabalho de orientação e de busca ativa consiste no levantamento de dados que servirão para o planejamento das ações da rede socioassistencial. “A nossa missão é fazer com que os serviços, benefícios, programas e projetos sociais cheguem até as famílias que realmente necessitam de atendimento por parte do poder público. Muitas famílias desconhecem os seus direitos e o nosso trabalho é justamente fazer essa orientação”, destacou.

A coordenadora destacou ainda o trabalho realizado pelas orientadoras sociais não se restringe somente ao auxílio de crianças e adolescentes, mas, também, a família como um todo. “Trabalhamos com grupos de crianças e adolescentes, grupo de pais e idosos com ações preventivas e proativas”.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, destacou a importância do trabalho realizado pelas orientadoras sociais que realizam o acompanhamento das famílias inscritas no Cadastro Único e, a busca ativa a famílias que ainda não estão inseridas em nenhum programa social, para que possam ter assegurados os seus direitos e que sejam incluídas nos programas e serviços sociais. “O nosso trabalho consiste na aplicação de uma política de assistência social, mais inclusiva, de amparo e busca, principalmente, aos invisíveis”, completou.

+ Acessados

Veja Também