Oposição marca espaço durante primeira sessão ordinária vespertina de 2018

Redação PH

Redação PH

oposição marca espaço durante primeira sessão ordinária vespertina de 2018

Oposição marca espaço durante primeira sessão ordinária vespertina de 2018

A primeira sessão plenária ordinária vespertina, realizada nesta terça-feira (6), foi marcada pela manifestação da bancada oposicionista emrelação ao discurso do governador Pedro Taques (PSDB), durante sessão especial realizada na manhã do mesmo dia. Os parlamentares de oposição ao governo criticaram o tom pessimista adotado pelo chefe do Executivo sobre o orçamento do estado.

O pequeno expediente foi aberto pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), que classificou a atual situação financeira do estado como fruto de um "má gestão". Para o parlamentar, o governador Pedro Taques tentou “estabelecer o caos como realidade do estado”.

Em seguida, a líder da bancadadeputadaJanaina Riva (PMDB), citou que o discurso de que o Projeto de Emenda Constitucional 10/2017, chamado de PEC do Teto dos Gastos e aprovado no fim do ano passado, era anunciado como a solução para os problemas financeiros e que agora o governo mantém do discurso do caos.

Para Allan Kardec (PT), o governador Pedro Taques precisa explicar como o estado registrou arrecadação acima do previsto e, mesmo assim, não consegue honrar com os compromissos financeiros. O deputado ainda pediu licença ao presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (PPS), e sugeriu que o mesmo não aceite a proposta de reduzir em 20% os repasses aos demais poderes estabelecidos. “Já estamos com o duodécimo atrasado e ainda propõe reduzir o repasse. Isso é inaceitável”.

Sessão Especial

Durante a manhã desta terça-feira (06), o governador Pedro Taques participou de uma sessão especial como para registrar o início dos trabalhos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A cerimônia foi realizada porque o chefe do executivo não pode participar da sessão solene realizada, regimentalmente, no último dia 02 de fevereiro.

Na oportunidade, o governador Pedro Taques convocou os parlamentares, da base e da oposição, bem como o representante do Poder Judiciário e do Ministério Público, a se unirem para superar a situação vivenciada. “Não vim aqui para encontrar culpados. Vim pela situação, pela oposição, para mostrar a situação real do estado e conclamar todos para unirmos em um pacto em favor de Mato Grosso”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa deputado Eduardo Botelho, na ocasião, destacou o comprometimento e o esforço do Poder Legislativo para equalizar os problemas enfrentados pelo Estado. “Assim, como no ano passado, esperamos que neste ano nosso trabalho seja marcado pelo entendimento. Apesar da diversidade de pontos de vista, aqui representados pelas mais diversas correntes políticas e ideológicas, em 2017 conseguimos caminhar para um denominador comum: o entendimento”, afirmou Botelho. (Com informações de Flávio Garcia e Itimara Figueiredo).

+ Acessados

Veja Também