Operação Virtude promove ações preventivas e repressivas no combate a delitos contra a pessoa idosa em MT

Picture of Polícia Civil-MT

Polícia Civil-MT

Divulgação

Operação Virtude promove ações preventivas e repressivas no combate a delitos contra a pessoa idosa em MT

Até o dia 12 de julho, serão intensificadas as atividades preventivas, educativas e orientativas

Compartilhe:

A Polícia Civil de Mato Grosso participa da Operação Nacional Virtude, deflagrada na segunda-feira (10.06), em todo o país, visando o combate à violência contra a pessoa idosa.

Até o dia 12 de julho, serão intensificadas as atividades preventivas, educativas e orientativas, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, e efetuados  os cumprimentos de mandados judiciais e averiguações de denúncias.

A operação nacional tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância de proteger a pessoa idosa, denunciando toda forma de negligência, maus-tratos, abandono, violência financeira que são praticados, na maior parte das vezes, por parentes próximos da vítima.

Em Cuiabá, a Polícia Civil conta a com a Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa (DEDCPI), situada na avenida Dante Martins de Oliveira, no bairro Planalto, para denúncias de maus-tratos e outros crimes contra idosos. Os telefones são (65) 3613-8940 e 98173-0594.

As denúncias de violência contra a pessoa idosa também podem ser feitas em qualquer Delegacia de Polícia Civil, na Delegacia Virtual, por meio do 197, da Polícia Civil, ou Disque Nacional 100.

Estatística

No Brasil, foram registradas em 2023, mais de 5,3 mil denúncias de crimes contra idosos; 11,5 mil vítimas foram atendidas, mais de 1 mil suspeitos conduzidos a delegacias, 6,6 mil boletins de ocorrência registrados e 200 pessoas presas.

Virtude

A palavra virtude foi escolhida por ser uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo em praticar o bem, característica considerada correta, ética e desejável.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp