Operação faz buscas contra três investigados por transmissão ilegal de conteúdo pela internet em Rondonópolis

Picture of G1 MT

G1 MT

Polícia Civil cumpre três mandados de busca contra investigados por transmissão ilegal de conteúdo pela internet — Foto: Polícia Civil

Operação faz buscas contra três investigados por transmissão ilegal de conteúdo pela internet em Rondonópolis

Compartilhe:

Uma operação da Polícia Civil fez buscas, nesta terça-feira (21), contra investigados por transmissão ilegal de conteúdo pela internet em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. De acordo com o delegado Santiago Rozendo Sanches e Silva, o trio ofertava jogos de futebol de canais pagos em um site clandestino.

Por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de (DERF), a polícia cumpriu mandados da Operação 404 com o objetivo de reprimir crimes praticados contra a propriedade intelectual na internet.

“Três alvos em Rondonópolis eram responsáveis por esse site. O trio distribuía de forma gratuita material protegido por direito autoral. Eram jogos de futebol que seriam pagos. Houve o cumprimento das buscas e a suspensão do site”, disse o delegado.

De acordo com a Polícia Civil, o trio recebia por acessos e propagandas pagas — Foto: Polícia Civil

De acordo com a Polícia Civil, o trio recebia por acessos e propagandas pagas — Foto: Polícia Civil

De acordo com a Polícia Civil, o trio ganhava remuneração pelos acessos e as propagandas vinculadas no site. Em 1 ano, os suspeitos tiveram lucro de mais de R$ 100 mil, segundo o delegado.

A ação faz parte de uma mobilização internacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas e Polícias Civis de 11 estados.

No Brasil, a pena para quem prática esse crime é de reclusão, de dois a quatro anos, e multa. Os investigados podem ser indiciados ainda por associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Operação 404

O nome faz referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página não foi encontrada ou está indisponível.

Essa é uma das principais ações da operação, que é tornar indisponíveis os serviços criminosos que violam os direitos autorais das vítimas.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp