O empresário do agronegócio Odílio Balbinotti Filho se posicionou publicamente, pela primeira vez, como candidato ao governo de Mato Grosso nas eleições de 2026. Balbinotti, que pode se tornar o sexto candidato da cidade de Rondonópolis a disputar o governo estadual, segue os passos de outros nomes como Anacleto Ciocari, que concorreu em 1982; Carlos Bezerra, eleito em 1986; Manoel Novaes, o “Zebra”, em 1994; Blairo Maggi, eleito em 2002 e reeleito em 2006; e Wellington Fagundes, que concorreu em 2018.
Em conversa com a imprensa nos corredores da Assembleia Legislativa, Balbinotti afirmou que pretende buscar o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, presidente de honra do Partido Liberal (PL), legenda com a qual o empresário afirma ter maior afinidade ideológica. “Não conversei com Bolsonaro, mas está marcado para ir lá. Vou conversar com ele, falar que tenho essa disposição. Porque ele é nosso grande líder e tem que ter a concordância dele”, afirmou Balbinotti, sem revelar a data do encontro.
Balbinotti esteve na Assembleia Legislativa durante uma visita aos deputados, sendo esta a primeira vez que é visto publicamente articulando sua candidatura para o próximo pleito. Questionado sobre a decisão, afirmou: “Estou construindo a candidatura, estou disposto a fazer o enfrentamento”.
O anúncio da candidatura e a busca por apoio de lideranças políticas reforçam a entrada de Balbinotti na disputa pelo governo de Mato Grosso, posicionando-o como uma nova aposta para o cenário eleitoral de 2026.





