Ocasiões especiais de celebração para Católicos

Ocasiões especiais de celebração para Católicos

Uma coisa realmente interessante sobre as crenças do catolicismo é que muitos dias do ano civil são motivo para celebração. Quase todos os dias marcam o dia de festa de um santo – um dia em que a vida e os atos santos deste são lembrados. Alguns dias são dias santos de obrigação, o que significa que você é obrigado a assistir à missa naquele dia. 

A lista a seguir mostra dias santos no calendário Católico. Um asterisco indica que também é um dia sagrado de obrigação. 

1 de Janeiro: Festa de MariaComo Mãe de Deus, Maria recebe adoração especial dos católicos (e tem um mês inteiro reservado para honrá-la; veja “Maio” mais adiante nesta lista). 

6 de Janeiro: Festa da Epifania (Dia dos Três Reis Magos) – A Epifania comemora a visita dos Reis Magos, os três reis trazendo presentes para Cristo recém-nascido no estábulo de Belém. Muitas paróquias católicas nos Estados Unidos celebram esta festa no primeiro domingo após o dia de Ano Novo. 

2 de Fevereiro: Festa de Candlemas (Apresentação do Senhor) – Também conhecida como a Apresentação de Cristo. Velas brancas de cera de abelha são abençoadas durante ou após a missa de 2 de fevereiro, e as pessoas levam algumas para casa para serem usadas durante a oração. 

17 de Março: Dia de São Patrício – Quem não sabe sobre o uso do verde para celebrar a Ilha Esmeralda no Dia da Festa do Patrono da Irlanda? Missa matinal, desfiles, pão de soda irlandês, sopa de batata, cerveja verde – todos ótimos costumes. 

19 de Março: Solenidade de São José, Marido de Maria e Padroeiro da Igreja Universal – Embora a Quaresma seja uma época de penitência e mortificação, alguns dias de festa são tão especiais que a Igreja quer que você os celebre com gosto, e assim é com a festa de São José, que proporciona uma pausa nas privações quaresmais. 

O primeiro domingo depois da primeira lua cheia após o equinócio de março: Domingo de Páscoa (Dia da Ressureição) – A Páscoa celebra a ressurreição de Jesus dos mortos. Todos os católicos são obrigados não só a assistir à missa, mas a receber a comunhão na Páscoa. 

40 dias após o domingo de Páscoa: Quinta-feira da Ascenção – Celebra a ascenção de Jesus Cristo aos Céus. 

Maio: o mês inteiroTodos os 31 dias de maio são dedicados a Maria, mãe de Jesus. Os católicos tradicionalmente têm coroações de maio quando coroas de rosas adornam uma estátua de Maria, e meninos e meninas que acabaram de fazer sua Primeira Comunhão usam as mesmas roupas para a ocasião. 

13 de Junho: Festa de Santo Antônio de Pádua – Muitas comunidades italianas locais celebram a festa de Santo Antônio de Pádua com missas e procissões especiais. 

15 de Agosto: A Assunção de Maria (Festa da Assunção da Abençoada Virgem Maria) –  A mãe de Cristo era tão santa que, quando morreu, foi assumida (levada),  tanto corpo quanto alma, para o céu. 

1 de Outubro: Festa de Santa Teresa de Lisieux – Esta Santa Teresa também é conhecida como a Pequena Flor. Rosas são tradicionalmente abençoadas e dadas aos doentes, enfermos, idosos e outros paroquianos com necessidades especiais nesta data. 

1 de Novembro: Dia de Todos os Santos – Um dia para celebrar todos os santos, conhecidos e desconhecidos.  

8 de Dezembro: Festa da Imaculada Conceição – A Imaculada Conceição não se refere ao nascimento de Jesus, mas ao fato de que Maria, sua Mãe, era livre do pecado original. 

12 de Dezembro: Festa de Nossa Senhora de Guadalupe – Os católicos, especialmente os de origem hispânica, celebram esta festa cerca de duas semanas antes do Natal todos os anos. 

*25 de Dezembro: NatalCristãos ao redor do mundo celebram o nascimento de Jesus Cristo neste dia. É um dia sagrado de obrigação para os católicos, que também são obrigados a receber a Comunhão. 

+ Acessados

Veja Também