Obstáculos comuns que lhe impedem de conseguir o seu primeiro emprego

Marcello Casal/Agência Brasil

Obstáculos comuns que lhe impedem de conseguir o seu primeiro emprego

Compartilhe:

A época de formatura da faculdade está ao virar da esquina, mas tem coisas maiores com que se preocupar do que encomendar o seu boné e a sua bata. A realidade é que poderá não ter o seu primeiro emprego alinhado na altura em que receber o seu diploma. 

Claro, o mercado de trabalho parece bom. Por exemplo: Os empregadores planeiam contratar 5.8% mais novos formados universitários da classe de 2020 do que da classe de 2019 para posições nos Estados Unidos, de acordo com os resultados do inquérito Job Outlook 2020 da NACE. No entanto, encontrar um bom primeiro emprego é sempre um desafio.  

A Monster falou com especialistas de carreira para descobrir por que é que muitos formados universitários recentes se encontram em um beco sem saída – e como pode ter a certeza de que não é um deles. 

Não está a preparar a sua aplicação à prova de robôs   

Para colocar seu currículo nas mãos de um gerente de contratação, ele provavelmente precisará passar por um sistema de acompanhamento de aplicativos, diz Wendy Enelow, redatora de currículos executivos e coautora daModernize Your Resume: Destaque-se… Seja Contratado. Isso significa que você precisará incorporar as palavras-chave certas, diz a Enelow; encontre-as observando a linguagem usada na publicação do emprego. 

A formatação também importa. Enquanto seu currículo pode conter as palavras-chave necessárias, se você tiver um design complexo (por exemplo, se usar uma escolha de fonte sofisticada), isso pode impedir a tradução do documento para o computador ou smartphone do gerente de contratação. Não seja excessivamente criativo, diz o treinador de carreira para milênicos, Kim Carbia. 

Você não está fazendo conexões pessoais 

“Quando os estudantes universitários ouvem a palavra ‘rede’, eles frequentemente não pensam em sua rede social maior, que inclui parentes, amigos, até mesmo os amigos de seus pais”, diz Courtney Templin, presidente da JB Training Solutions, uma empresa de desenvolvimento de carreira sediada em Chicago. “Estas pessoas já investiram em você e querem ajudá-lo a ter sucesso” 

Adote uma abordagem orientada, criando uma lista de empresas onde você gostaria de encontrar seu primeiro emprego, e depois compartilhe com a sua esfera. “Fale com cada pessoa da sua rede”, diz Carbia. “Você nunca sabe de onde seu próximo emprego virá”. 

Você se perde na entrevista 

Seu currículo e suas experiências só vão até algum ponto para ajudá-lo a conseguir o emprego. Você tem que quebrar a audição presencial para conseguir a oferta. 

Você provavelmente ainda não teve muita experiência com este tipo de conversa de negócios, na qual você precisa mostrar seus pontos fortes, usar evidências anedóticas e contar histórias para destacar suas habilidades, sem se mostrar arrogante. Portanto, é extremamente importante fazer entrevistas simuladas. 

Peça ajuda a um professor universitário, recomenda Joan Kuhl, fundador e presidente da agência de pesquisa e consultoria de carreira Why Millennials Matter, com sede em Nova York. O ideal é que sua caixa de ressonância ainda esteja ativa no setor e aproveite o que os empregadores estão procurando nas contratações de nível básico. 

A entrevista de trabalho é uma oportunidade de mostrar que você entende a marca da organização, portanto, atualize-se nas notícias da empresa e fale desses tópicos nas conversas. “Mostre que você fez sua lição de casa”, diz Carbia. 

Suas expectativas são muito altas 

Você tem que aceitar o fato de que seu primeiro emprego provavelmente não será seu emprego favorito. A realidade é que leva tempo – e normalmente algum tipo de pagamento de dívidas – para chegar ao nirvana de sua carreira. Não se contente, mas também não se apresse a rejeitar uma oportunidade que simplesmente não é 100% perfeita. Você pode ser capaz de ganhar mais das experiências que deseja uma vez que esteja na porta e impressionar as pessoas. 

A sua carta de apresentação lê-se como o seu currículo 

É difícil elaborar uma carta de apresentação convincente, especialmente durante sua primeira busca de emprego. Um passo em comum, no entanto, diz Templin: As pessoas cometem o erro de regurgitar o que está em seu currículo”. Ao invés disso, escreva sobre experiências que ilustrem seus pontos fortes para que você se apresente como uma solução para o problema da empresa.  

“Fale sobre o valor que você traz para a organização”, diz Carbia, que recomenda condensar sua carta de apresentação em uma página. 

Seu currículo é de um tamanho único 

Submeter um currículo genérico não o fará ser chamado para uma entrevista, diz Templin. 

É verdade, personalizar seu currículo para cada emprego que você se candidata pode ser entediante e demorado (especialmente quando você está tentando aproveitar seus últimos meses de liberdade no mundo real). Portanto, ao invés de se candidatar a dezenas de postagens de emprego on-line, encontre cinco ou 10 que são ótimas oportunidades e aproveite o tempo necessário para adaptar seu currículo.  

Você poderia precisar alguma ajuda para colocar seu currículo em forma para a procura de emprego? Receba hoje uma avaliação gratuita de currículo dos especialistas do Serviço de Redação de Currículos da Cvmaker. Você receberá um feedback detalhado em dois dias úteis, incluindo uma revisão da aparência e conteúdo do seu currículo, e uma previsão da primeira impressão de um recrutador. É uma maneira rápida e fácil de colocar um pouco de polimento profissional na sua candidatura de emprego. 

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também