Obras nas rodovias MT-30 e MT-402 serão retomadas em outubro

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Foto: Tchélo Figueiredo/ALMT

Obras nas rodovias MT-30 e MT-402 serão retomadas em outubro

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Poeira, buracos, acidentes e gastos com oficina mecânica são alguns problemas diários enfrentados pelos moradores das regiões do Aguaçu e Ponte de Ferro, localizados na baixada cuiabana. Para cobrar a pavimentação das rodovias MT-30 e MT-402, um percurso de quase 16 quilômetros, o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), esteve nesta quinta-feira (6), com o secretário da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), Marcelo Oliveira. Na sala de espera da secretaria, 25 líderes comunitários comemoraram o retorno positivo do Poder Público.

Botelho vai até a Sinfra-MT com 25 líderes comunitários, que reivindicam asfalto nas rodovias MT-30 e MT-402

Marcelo Oliveira esclarece quais foram as dificuldades responsáveis pelo atraso das obras de pavimentação asfáltica da MT-30 e MT-402 .  “As empresas que ganharam as duas licitações tanto do acesso ao Aguaçu como da primeira etapa do Coxipó do Ouro, não concluíram o trabalho.  Tivemos que refazer alguns trechos dos projetos, que serão entregues no final deste mês”, disse. O prazo estimado para assinatura do contrato com as empreiteiras eleitas, segundo o secretário, é no mês de outubro. “Falei ainda para Botelho que o município de Cuiabá recebe o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab- Digio), e 60% desse recurso, é para manutenção das estradas estaduais, sem asfalto no município”, ressaltou Oliveira.

Secretário da Sinfra-MT, Marcelo Oliveira, explica problemas que atrasaram as obras e garante retorno em outubro

O presidente da ALMT saiu da reunião satisfeito. “Lógico que gostaríamos que as obras estivessem prontas, mas teve esses entraves que o secretário explicou. Então, sabemos que as duas obras vão ser licitadas novamente em agosto. E todas as ordens de serviço serão dadas até outubro. Daqui para frente vamos acompanhar”, disse Botelho.

“A rodovia está em péssimo estado. Precisamos de patrulhamento e cascalhamento urgente para esperar o asfalto chegar”, reivindica  o vice-presidente da Associação dos Pequenos Produtores da Ponte de Ferro, Manoel Bonfim, que também acompanha o sofrimento da rotina escolar de 250 crianças. E cita que em média mil veículos trafegam por dia na MT-30.

“É preciso ser feito um paliativo nesse local. Mas isso, está a cargo da prefeitura de Cuiabá. Por isso, vamos procurar junto com as lideranças o secretário de Obras, Stopa e o prefeito para pedir que façam manutenção nas vias estaduais não pavimentadas, usando recurso do Fethab. Pois lá está intransitável”, comenta o deputado sobre os próximos encaminhamentos.

Empresário do Coxipó do Ouro, Valmir Hintz, relata os prejuízos por conta da poeira e buracos na MT-30

A notícia foi comemorada pelo empresário de camping no Coxipó do Ouro, Valmir Adougo Hintz. Ele teve o movimento reduzido drasticamente por conta da situação da estrada. “Num final de semana recebia cerca de 50 clientes, e hoje, tenho só duas reservas. É um prejuízo muito grande para quem investiu R$ 400 mil. Por isso, agradecemos Botelho, que nos ajuda resolver essa situação”, afirma.

Comunidades presentes na sede da Sinfra-MT – O presidente da Central das Associações Rurais de Cuiabá (CAR), Thiago Pedroso, mobilizou representantes das comunidades Coxipó do Ouro, Arraial dos Freitas, São Jerônimo, Recanto Tranquilo, Recanto dos Bandeirantes, Ponte de Ferro, Rio dos Médicos, Flor da Mata, Terra Santa, Jurumirim e do distrito do Aguaçu, que teve as obras iniciadas em março e suspensas em dezembro de 2022. Eles participaram com Botelho da reunião na Sinfra e cobraram informações sobre o andamento das obras. 

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