Você é daquelas pessoas que acompanha os desfiles das grandes grifes, vê os melhores looks dos red carpets e, como se não bastasse, ainda acompanha o Instagram de influencers para saber o que elas estão usando? Se sim, você já deve ter visto em diversas produções o uso de transparências.
Geralmente, esses looks sexy são feitos com um tecido muito popular e conhecido: o tule. Simples e fácil de manusear, ele pode gerar produções muito sofisticadas, se combinado com os elementos certos.
Embora o inverno já tenha chegado, a transparência continua sendo uma boa opção para criar um look elegante e sensual. Quer saber como o tule pode se tornar um detalhe ultra fashion em qualquer produção? Temos algumas dicas para você.
O que é tule
O tule é um tecido bastante antigo. Segundo os historiadores da moda, ele foi inventado no século XVIII na cidade de Tulle, na França. Muito utilizado pelas cortes europeias, o tecido adornava vestimentas de gala e criava efeitos volumosos tanto nas roupas masculinas quanto femininas.
Com o passar do tempo, o tule passou a ganhar outros nomes, como tutu, filó ou tela. Muito leve e maleável, ele pode ser feito de vários materiais como o nylon e o poliéster. Mas há tules mais nobres – e caros – em seda, por exemplo.
Em quais modelos investir
O tule pode ser facilmente usado nas mais diversas situações, mas existem algumas peças clássicas para quem quer adotar o tecido.
Vestidos
O tule é um tecido muito utilizado para fazer vestidos de gala, para formaturas e casamentos, por exemplo. Mas nada impede que modelos mais simples, para o cotidiano, sejam construídos com esse tecido.
Neste caso, eles devem vir em alguns detalhes como barras ou na parte de cima, na blusa. Um vestido preto tubinho com um decote mais generoso e uma manga comprida de tule é uma roupa elegante e clássica.
Camisetas
Algumas camisetas podem ter um ar mais informal por causa do corte mais seco e simples. O que não significa que a peça não possa ficar sofisticada e sexy com apenas um detalhe: o tule.
As cores mais neutras, como o preto e o azul, ou as mais fortes, como o vermelho, podem ser boas aliadas para transformar a peça e dar um upgrade na produção.
Body
Muito populares no verão, os bodies continuam com tudo no inverno e podem ser o item mais sexy da produção se tiverem a transparência do tule. Uma bela lingerie por baixo e o look fica ainda mais fashion e sofisticado.
O tule no body pode ser liso, ou ter detalhes, como pequenas flores, listras ou mesmo ser de poá.
Em quais ocasiões usar
O tule é um tecido que pode ser usado em diversas situações. Os véus de noiva, por exemplo, são feitos de tule, assim como as fantasias de carnaval e as saias das bailarinas. Ou seja, este é um tecido multifuncional.
Quando der match
Tem um date e quer criar aquele famoso look “sexy sem ser vulgar”? Então, pode colocar o tule em sua listinha de tecidos a procurar.
Isso, porque dependendo da qualidade do tecido e do modelo de roupa em que ele é aplicado, cria-se um look extremamente sensual e elegante.
Um vestido com uma barrinha em tule, por exemplo, cria uma transparência extremamente bonita e discreta. Se quiser ousar mais, o tule pode ser o destaque da blusa ou do vestido. Um sapato de salto alto complementam a produção.
No ambiente de trabalho
Conseguiu aquele desejado emprego, mas está receosa de usar uma peça com tule no ambiente de trabalho? O segredo para usar uma transparência em um ambiente tão formal é escolher peças mais sóbrias e discretas.
Uma blusinha com mangas em tule já é um bom começo. Neste caso, prefira as cores mais discretas, como o preto e o azul marinho.
No dia a dia
Vai reunir as amigas que não via há muito tempo? Que tal investir em body de tule e em uma calça jeans do tipo flare?
Como a situação é mais informal, é possível ousar mais na escolha das cores, como o azul mais claro e os tons de rosa neon. Sapatos mais discretos, como scarpins ou tênis são boas pedidas.
Viu só como o tule é um tecido super fashion e que pode dar um up em qualquer produção? Agora só falta escolher o momento para usá-lo!





