O que são ambientes restauradores?

O que são ambientes restauradores?

“Você não anda bem, precisa relaxar, precisa de uma praia”. Esse trecho da canção Um pôr do sol na praia, entoada nas vozes de Silva e Ludmilla, é um bom exemplo do efeito proporcionado pelo contato com a natureza.  

E não é apenas no contato direto com o meio ambiente — mar, rio, floresta, montanha, etc. —  que conseguimos alcançar essa sensação de bem-estar. É possível transformar o espaço onde você vive mudando, por exemplo, a cor da parede ou adicionando um vaso de planta. 

Esse efeito energizador e tranquilizante é consequência dos chamados ambientes restauradores. Hoje vamos entender melhor sobre tal conceito, seus benefícios na qualidade de vida humana e as maneiras para que você consiga adequar seu ambiente de trabalho, de estudo e de descanso num espaço restaurador. 

Ambientes Restauradores e Psicologia 

A Psicologia é uma ciência que tem como foco a mente e o comportamento humano. Dentro dela, há uma área chamada de Psicologia Ambiental (anteriormente denominada de Psicologia da Arquitetura) que trata da relação entre indivíduo e meio ambiente.

É nela que encontramos o conceito de ambiente restaurador. Mas, afinal de contas, o que é isso? De acordo com Terry Harting, no livro Encyclopedia of Applied Psychology, um ambiente restaurador é aquele que tem o poder de promover bem-estar no ser humano, aliviando sintomas como estresse, cansaço físico e mental.

O contato visual, sensorial e tático com terra, grama, água doce ou salgada, vento e pedras nos proporciona uma incrível leveza. Sendo assim, espaços que abrigam diferentes elementos da natureza, como praias, rios, cachoeiras, matas, campos, florestas e montanhas, são exemplos claros de ambientes restauradores. 

Ainda se tratando da Psicologia Ambiental, vale dizer que esse ramo é estudado de modo multidisciplinar, abrangendo campos distintos como os da Arquitetura,  

Biologia, Design, Geografia, Paisagismo e áreas correlatas. O que as une é a busca por formas de melhorar o ambiente em que vivemos e convivemos. 

Já existem estudos que apontam para o impacto positivo de ambientes restauradores na saúde das pessoas. No caso da saúde mental, há melhora significativa no estresse e fadiga mental e também em sentimentos como medo, tristeza, além de problemas psicológicos como ansiedade e depressão. 

Em se tratando da saúde fisiológica, existem melhorias perceptíveis, como a inibição de dores causadas por tensão muscular, diminuição da pressão sanguínea e da frequência cardíaca, bem como da regulação hormonal. Tudo isso só corrobora com a importância de implantarmos ambientes restauradores onde vivemos.  

Como transformar seu espaço em um ambiente restaurador 

Depois de compreender melhor os efeitos de um ambiente restaurador, você pode estar se perguntando se é possível transformar a sua casa, o seu espaço de trabalho, estudo e lazer, para ter todos esses benefícios. A resposta é sim. 

A base para essa mudança é trazer o máximo de elementos naturais para dentro do lar. Quem tem varanda, pode criar um espaço diferenciado com um deck de madeira e uma parte do chão coberta por pedras e grama verde. Outra possibilidade, é investir em uma mini-horta, com vegetais que possam ser usados na cozinha.

Traga o verde também para dentro do imóvel. Suculentas e cactos são bons exemplos, principalmente para dispôr em móveis de canto ou na escrivaninha. Se desejar um pouco mais de cor, pode investir num vasinho com violetas. Você pode colocar num local com luminosidade, mas sem excesso de calor.

Se você tem mais espaço ou quer investir em plantas de um porte um pouco maior, as sugestões são: zamioculca, espada de São Jorge, bambu da sorte, costela de Adão, palmeira-leque e árvore-da-felicidade. Solução para espaços menores são opções de plantas pendentes como samambaia, peperômia e jiboia.

Permitir que os espaços recebam a maior quantidade possível de iluminação natural ao longo do dia é outra dica. De quebra, você conseguirá economizar nos gastos com eletricidade. O uso de tintas e papéis de parede em cores claras também ajuda a manter o ambiente mais iluminado.

A água é outro elemento com poder de criar uma atmosfera tranquilizadora e pode aparecer dentro de casa por meio de uma pequena fonte, por exemplo. O barulhinho da água é ótimo para quem está precisando relaxar. Com todas essas dicas, com certeza, você vai conseguir criar o seu próprio ambiente restaurador. 

+ Acessados

Veja Também