O que podemos aprender com o Batman sobre autoconhecimento?

Redação PH

Redação PH

Foto: Arquivo pessoal.

O que podemos aprender com o Batman sobre autoconhecimento?

Por Cayron Rick Fraga

Batman! Imagino que a primeira coisa que vem à sua mente quando falamos dele é a imagem de um morcego. Mas você sabia que antes de iniciar sua gradual transformação em Homem Morcego, Bruce Wayne ingressou em uma jornada de autoconhecimento?

Como explicado no filme Batman Begins, a marca “Homem Morcego” nasceu de um árduo e necessário processo do personagem em conhecer sua própria essência: desejos, medos, frustrações, crenças.

O morcego, que era o principal medo de Bruce Wayne, tornou-se sua maior força. Sua marca!

O autoconhecimento segundo a Psicologia

De acordo com o psicólogo Luiz Gustavo Michelini, o autoconhecimento é um processo que se aperfeiçoa conforme é exercitado e que é responsável por ajudar o sujeito a lidar consigo mesmo e com seus próprios sentimentos. “A psicologia entende que o autoconhecimento é um processo ininterrupto, que segue o sujeito por toda a vida, proporcionando às pessoas uma tomada de consciência de si, identificando características próprias, as quais, muitas vezes, não eram percebidas anteriormente”, explica.

Imagem: Google.

Michelini comenta que uma pessoa se constitui em relação com as outras, identificando-se ou diferenciando-se delas. E que o processo terapêutico é um caminho. “O ideal é fazer uma análise pessoal direcionada por um psicólogo ou psicanalista. Mas, quanto mais experiências sociais você tiver, mais chances terá de se reconhecer ou se diferenciar das pessoas com quem você se relaciona. Ampliar as relações sociais é também abrir caminho para o processo de autoconhecimento”, esclarece.

“Todas as criaturas sentem medo.” (Tomas Wayne)

O processo de autoconhecimento percorrido por Bruce Wayne

A psicanálise, criada por Freud, procura trazer do inconsciente para a consciência informações que o próprio sujeito não percebia sobre si, dando a chance de reconhecer quais são as suas dores, medos, conflitos para, então, compreendê-los melhor ou ressignificá-los.

“É claro que isso se dá de forma dramática, intensa, envolvida em uma série de contextos particulares. No caso de Bruce Wayne, personagem do filme, o seu processo de transformação traz à consciência elementos ocultos para serem enfrentados. O elemento que simboliza o medo [de morcegos] passa a ser sua maior força. Aquilo que está oculto é sempre mais difícil de enfrentar”, conclui o psicólogo.

Sobre o filme Batman Begins

Marcado pelo assassinato de seus pais quando ainda era criança, o milionário Bruce Wayne (Christian Bale) decide viajar pelo mundo em busca de encontrar meios que lhe permitam combater a injustiça e provocar medo em seus adversários. Após retornar a Gotham City, sua cidade-natal, ele idealiza seu alter-ego: Batman, um justiceiro mascarado que usa força, inteligência e um arsenal tecnológico para combater o crime.

Fonte: Adoro Cinema.

Trailer do filme Batman Begins

Ainda não viu? Assista o filme na Netflix

https://www.netflix.com/br/title/70021642

Cartaz do filme Batman Begins.
Fonte: Google.

+ Acessados

Veja Também