Está pensando em fazer o uso desse chá, mas precisa saber o que o espiritismo diz sobre a ayahuasca? Esse assunto é alvo de muitos desentendimentos. Sendo assim, se você quer saber com maior precisão qual a visão desse segmento religioso, confira esse artigo até o fim!
Você sabe o que o espiritismo diz sobre a ayahuasca? Se você crê nessa linha de pensamento, é importante estar de acordo com os seus ensinamentos. Portanto, ainda que algumas pessoas façam o uso desse chá, é preciso entender qual a visão da sua fé em relação ao funcionamento desse chá. Então, para saber mais desse assunto, confira os nossos tópicos.
O que é ayahuasca?
Para entender como os espíritas enxergam esse chá, primeiro você deve entender do que ele se trata. De forma um pouco resumida, é uma bebida feita a partir da mistura de diferentes tipos de plantas. Ou seja, trata-se de um chá considerado medicinal, ainda que a medicina não o reconheça oficialmente.
Alguns médicos até podem reconhecer os seus benefícios. No entanto, dentro do conselho de medicina, ela ainda está sendo estudada, a fim de averiguar se todas as suas propriedades oferecem tudo aquilo que é dito por algumas pessoas.
No entanto, o chá é mais usado em cerimônias religiosas e rituais. Ou seja, essa bebida tem um cunho bastante misticista. Toda a sua história é regada de alguns contos. As suas propriedades misteriosas ainda são um pouco desconhecidas, mesmo pelos povos que a utilizam há alguns vastos anos.
Mas, segundo consta, o chá permite a expansão da consciência. E, através disso, a pessoa pode resolver alguns problemas internos, geralmente de origem psíquica. Alguns afirmam se tratar de traumas, vícios e depressão, por exemplo. E essa é uma das razões pelas quais o chá é bastante visado.
Como esse chá é visto perante as leis?
Por muito tempo as pessoas associavam os efeitos do chá a algumas drogas. Isso porque, as “visões” proporcionadas pela bebida eram consideradas “alucinações”. Ou seja, a mesma coisa que o LSD causa, por exemplo. Então, por muito tempo, as pessoas achavam que o chá era considerado ilegal.
Ademais, como o consumo do chá é feito em rituais religiosos indígenas, em locais mais afastados, várias pessoas achavam que isso acontecia pelo fato de ser ilegal. Mas, hoje em dia, não é bem assim. Em 2020, um projeto de lei disciplinou o uso dessa bebida.
Então, hoje, o chá já é regulamentado. O projeto de lei reconheceu as identidades religiosas que usam a bebida de forma legal. Mas, além disso, esse projeto proibiu que essa prática seja feita com o único intuito de obter lucro. Então, a ayahuasca já é reconhecida, tanto que é alvo de estudo de alguns médicos.
Quais os efeitos desse chá?
Os efeitos desse chá não são comprovados. Então, ele possui alguns efeitos considerados mais subjetivos. No entanto, várias pessoas que passaram por essa experiência afirmam que os efeitos são milagrosos. Dentre os principais efeitos, pode-se citar o tratamento dê:
- Vícios;
- Depressão;
- Estresse;
- Traumas.
As propriedades da bebida ajudam a expandir a nossa mente. Diante disso, é possível obter algumas visões, mas a pessoa permanece consciente. Então, o consumo deste chá pode ajudar a resolver algumas situações passadas que geraram algum tipo de trauma.
Ou seja, o intuito do chá é elevar o nível da nossa saúde mental e psíquica. A própria psicologia afirma que eventos não finalizados, questões emocionais pendentes, que não foram superadas e resolvidas, podem ocasionar em problemas futuros. Sendo assim, a bebida auxilia nesse processo interno de cura.
O que o espiritismo diz sobre a ayahuasca?
Como pontuamos, o intuito do chá é promover o bem-estar interno, em especial o psíquico. Então, é normal que algumas pessoas pensem que o espiritismo aceita o uso. Contudo, não é bem dessa forma. É claro que existem diferentes vertentes. Então, não podemos falar sobre todas elas.
Mas, segundo alguns conselhos obtidos de alguns médiuns, não se recomenda fazer uso desse chá. Mas por quê? De acordo com os ensinamentos básicos, é preciso se precaver contra tóxicos, narcóticos, alcoólicos e contra o uso demasiado de drogas que violem a composição fisiológica natural do organismo.
E como o chá altera a fisiologia natural do organismo, deve-se evitar o uso. É isso que grande parte dos espíritas kardecistas entendem sobre o assunto. Mas, como há outras linhas das quais você pode seguir, pode acontecer de o entendimento ser diferente do que foi pontuado aqui.
De qualquer forma, se você tiver qualquer dúvida sobre o assunto, o mais recomendado é que você procure o líder da sua comunidade e tente tirar todas as suas dúvidas. Ele é a pessoa mais habilitada para responder sobre esses assuntos, visto que é referência no assunto.
No entanto, tente entender os motivos de a sua linha espírita enxergar o chá de determinada forma. Procure saber qual o embasamento. Dessa forma, caso alguma outra pessoa lhe faça essa pergunta, você saberá responder com mais propriedade, explicando os argumentos.





