O que o Brasil pode esperar do Canadá no Mundial Sub-17

Federação Canadense de Futebol

O que o Brasil pode esperar do Canadá no Mundial Sub-17

Falta pouco para começar o Mundial Sub-17. Já em Brasília, a Seleção Brasileira faz os ajustes finais antes de sua estreia na competição, contra o Canadá. O confronto será no próximo sábado (26), no Bezerrão, às 16h.

Mas o que os jovens do Brasil podem esperar para esse duelo de abertura? Quais são os principais perigos e características do Canadá? Chegou a hora de conferir a Prancheta da Seleção para conhecer melhor o primeiro adversário do Brasil no Mundial.

Primeiro é necessário entender o contexto sob o qual o Canadá chega para o Mundial. Ausente da competição desde 2011, os canadenses encaram essa participação como um passo importante no Programa de Excelência de Futebol Masculino.

O projeto tem como objetivo fundamental otimizar e intensificar a captação de talentos ao redor do país, com foco para seleções desde a sub-14 até a sub-23, de idade olímpica.

A geração que veio ao Brasil para disputar o Mundial Sub-17 já participa do processo que busca talentos para brigar por uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2024. Da lista de 21 convocados, 17 jogadores já atuaram pelo Canadá em outras competições oficiais. Técnico da Seleção Sub-17, Andrew Olivieri destacou a oportunidade de enfrentar o Brasil no Mundial.

– Tem sido um grande ano para nosso programa. Disputamos as semifinais nos dois torneios da Concacaf (Sub-15 e Sub-17). É um momento animador para se estar no Brasil e enfrentá-los na partida de abertura – disse.

Dos 21 convocados pelo Canadá, apenas um não está nas categorias de base ou no elenco de times que disputam a Major League Soccer (MLS), dos Estados Unidos. Trata-se do goleiro Marc Kouadio, que joga na Montverde Academy, da Flória. Os outros jogadores se dividem entre os três clubes canadenses que jogam a MLS: Toronto FC (oito atletas), Montreal Impact e Vancouver Whitecaps (seis cada).

História na competição

Um dos quatro representantes da CONCACAF no Mundial Sub-17, o Canadá garantiu sua participação após chegar às semifinais no torneio da Concacaf, em maio deste ano. Nas quartas-de-final, os canadenses derrotaram a Costa Rica nos pênaltis. Nas semis, caíram diante dos Estados Unidos, donos da casa.

Essa é a sétima participação do Canadá em Mundiais. Sede da segunda edição do Mundial Sub-17, em 1987, o país nunca passou da primeira fase. Essa é a primeira vez que os canadenses se classificam para o torneio desde 2011.

Apesar de estar frequentemente na Copa do Mundo, o Canadá não tem um título da competição da Concacaf. A melhor campanha do Canadá no torneio da América do Norte foi em 2011, na Jamaica, quando acabou em segundo lugar. Na última edição, neste ano, os canadenses ficaram na quarta colocação.

Olho nele

Cria das categorias de base do Toronto FC, Jayden Nelson é uma das principais esperanças do Canadá para a disputa do Mundial Sub-17. Artilheiro canadense no torneio da Concacaf, o meia-atacante marcou no empate por 1 a 1 com a Costa Rica, no jogo decisivo para a classificação.

Além disso, marcou um hat-trick na vitória por 4 a 2 diante da Guatemala, na fase de grupos. Se o Canadá quiser realmente buscar a classificação inédita para a próxima fase, muito passará pelos pés de Nelson.

Arquivos para Copa do Mundo Sub-17: CanadáJayden Nelson é a esperança de gols do Canadá no Mundial
Créditos: Divulgação/LOC

Retrospecto e agenda

Antes de vir ao Brasil para o Mundial Sub-17, o Canadá disputou dois jogos preparatórios na Argentina. E acabou perdendo ambas as partidas pelo mesmo placar: 2 a 1. Após o duelo de abertura contra o Brasil, o Canadá enfrentará Angola e Nova Zelândia na sequência do Grupo A.

1ª rodada
Brasil x Canadá
26/10, 17h
Estádio Bezerrão, em Brasília

2ª rodada
Canadá x Angola
29/10, 17h
Estádio Bezerrão, em Brasília

3ª rodada
Brasil x Angola
01/11, 20h
Estádio Bezerrão, em Brasília

Convocados do Canadá


Goleiros

1. Marc Kouadio (Montverde Academy, EUA)
18. Eleias Himaras (Toronto FC, CAN)
21. Benjamin Collins (Montreál Impact, CAN)

Defensores

2. Kobe Franklin (Toronto FC, CAN)
3. Rohan Goulbourne (Toronto FC, CAN)
5. Gianfranco Facchineri (Vancouver Whitecaps, CAN)
6. Nathan Demian (Vancouver Whitecaps, CAN)
12. Deylen Vellios (Vancouver Whitecaps, CAN)
13. Keesean Ferdinand (Montreal Impact, CAN)
15. Emiliano Brienza (Vancouver Whitecaps, CAN)

Meio-campistas

4. Damiano Pecile (Vancouver Whitecaps, CAN)
8. Ralph Priso-Mbongue (Toronto FC, CAN)
14. Tomas Giraldo (Montreal Impact, CAN)
16. Deandre Kerr (Toronto FC, CAN)
17. Sean Rea (Montreal Impact, CAN)
20. Julian Altobelli (Toronto FC, CAN)

Atacantes

7. Kamron Habibullah (Vancouver Whitecaps, CAN)
9. Jacen Russell-Rowe (Toronto FC, CAN)
10. Matt Catavolo (Montreal Impact, CAN)
11. Jayden Nelson (Toronto FC, CAN)
19. Mouhamadou Kane (Montreal Impact, CAN)

Técnico: Andrew Olivieri

+ Acessados

Veja Também