O que fazer quando o ar-condicionado do carro está com mau cheiro?

Picture of Assessoria

Assessoria

Foto: Pixabay

O que fazer quando o ar-condicionado do carro está com mau cheiro?

Compartilhe:

Muitos motoristas de primeira viagem precisam aprender algumas técnicas automotivas para manter o bem-estar ao longo dos trajetos, sejam os que pretendem comprar carro seminovo, sejam os donos de veículos 0 km. Uma situação delicada que não podemos deixar de citar é o mau cheiro no ar-condicionado.

O ideal é sempre manter o aparelho em boas condições de uso para evitar o odor, mas, caso isso aconteça, nem tudo está perdido. Para que você saiba agir positivamente, vamos mostrar dicas fundamentais para prevenir e combater o mau cheiro, mesmo após a sua ocorrência.

Faça higienizações

Caso você já esteja percebendo um cheiro ruim saindo do ar-condicionado do seu carro, a principal dica é fazer a higienização em uma loja especializada. Nesses procedimentos, os micro-organismos são combatidos pela ação de produtos introduzidos nas tubulações do sistema.

É possível também fazer uma higienização caseira por meio de spray apropriado com válvula ativadora. Nesse caso, após a aplicação, você deverá ligar o ar na velocidade máxima, na menor temperatura, acionando a recirculação.

A dica é posicionar o tubo no assoalho do carona, acionando a válvula com todas as portas e janelas fechadas. Aguarde o líquido ser pulverizado na cabine.

É importante informar que as higienizações no ar-condicionado devem ser um procedimento regular, variando de 5.000 a 10.000 km rodados. Isso significa que se trata de um checklist que não pode fugir das suas práticas para manter o veículo sempre em um bom estado de conservação.

Limpe as saídas de ar

Muitas vezes, o mau cheiro no ar-condicionado é explicado pela falta de uma limpeza regular. Com um pano úmido ou pincel macio você faz uma higienização que elimina não só a poeira como também a presença de possíveis bactérias.

Lembrando que é importante sempre utilizar produtos que não agridam o plástico das aletas de saída de ar.

Ligue o aquecimento no máximo

Uma técnica muito comum e que tem resultado positivo no combate ao mau cheiro é ligar o aquecimento do carro na temperatura e velocidade máximas por pelo menos dez minutos. Trata-se de uma prática defendida inclusive por especialistas, tendo em vista que ela está presente em vários manuais de inúmeros modelos.

Inspecione o filtro

Outra dica que pode ajudar nessa hora é a inspeção do filtro do ar-condicionado em uma loja especializada. No procedimento, os técnicos observarão o filtro de pólen, muito importante, principalmente se o motorista for fumante.

Muitas vezes, as peças estão escurecidas e necessitam de uma troca. Afinal, nesse estágio, as limpezas com ar comprimido já não surtem mais efeito. Como o ar circula por tubulações plásticas, a fumaça pode impregnar no material delas, trazendo o mau cheiro.

Geralmente, em carros de não-fumantes a troca do filtro de pólen acontece a cada 20.000 km rodados. Já nos de fumantes, a orientação é que se faça a troca a cada 10.000 km. Os itens também devem ser substituídos em caso de enchentes.

Utilize sprays de higienização

Apesar de não ter um efeito muito positivo quando o mau cheiro já está instalado, os desodorizantes são importantes para evitar que o problema atinja o seu automóvel. Vale informar que a orientação é sempre escolher produtos que não agridam os componentes do sistema.

Além disso, trata-se de uma escolha que necessita da aprovação de todos os passageiros, caso você dirija profissionalmente ou leve outras pessoas no veículo. Se você trabalha com aplicativos de mobilidade urbana, lembre-se de que nem sempre a utilização de um spray aromatizante será aprovada pelos clientes.

Dicas para sempre manter o ar-condicionado agradável

Caso você já tenha superado o problema do mau cheiro em seu ar-condicionado, nada melhor do que seguir algumas dicas para evitar que ele volte a te assombrar.

Entre elas está o uso frequente do ar-condicionado, já que ficar com o aparelho muito tempo desligado é uma das causas do mau cheiro. Isso porque o sistema é bem complexo, com compressor, gás refrigerante e condensador, ou seja, é importante sempre acioná-lo para evitar falhas.

É importante também sempre deixar o ar circular, renovando-o com o externo, principalmente em locais menos poluídos. A recirculação interna é indicada em grandes centros urbanos ou em túneis.

Caso o seu carro tenha ar-condicionado automático, opte por uma programação com uma média de 20ºC, que mantém um ambiente agradável, trazendo conforto e boa visibilidade.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também