O que é uma botoeira de emergência?

Pexels.com

O que é uma botoeira de emergência?

Você sabe o que é uma botoeira de emergência? Antes de mais nada, as botoeiras são componentes úteis e necessários em muitas máquinas industriais e, especialmente, em comandos elétricos. Além disso, há disponível no mercado vários modelos de botoeiras, cada uma delas com um sistema de funcionamento diverso, possibilitando muitas aplicações.

Sendo assim, devido a enorme quantidade de botoeiras que existem, preparamos esse material para te mostrar alguns tipos de botoeiras. Principalmente, falar sobre botoeiras de emergência e da importância de cada uma delas.

Então, continue a leitura para entender de vez o que é uma botoeira de emergência.

Botoeira de emergência: Identificação por cor

Dessa maneira, há uma norma que especifica todas as cores das botoeiras segundo a sua aplicação. Assim, qualquer profissional pode identificar o fluxo de funcionamento de uma linha de produção ou máquina somente observando as cores dos botões. 

Outro ponto importante é que a norma responsável por essa identificação é exatamente a norma NR 26.

Ou seja, ela tem como objetivo estabelecer as cores que devem ser utilizadas nos locais de trabalho para prevenir acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações usadas nas indústrias para a condução de líquidos, gases e também avisando contra riscos. 

Assim, confira a seguir quais são as especificações das cores para sinalização em botoeiras, segundo a NR 26:

  • Verde ou Preto: para arranque, liga e partida.
  • Vermelho: para parar e desligar, botão de emergência.
  • Amarelo: para inverter o sentido, cancelar operação ou cancelar condição perigosa.
  • Azul: usado para qualquer função diferente das anteriores.
  • Branco: para qualquer função diferente das anteriores.

Principais tipos de botoeira: Botão cogumelo ou botão de emergência:

Primeiramente, o botão de emergência, como o próprio nome já diz, tem como objetivo desligar o comando em caso de alguma anormalidade. Por exemplo, quando acontece um acidente.

Sendo assim, o botão de emergência deve conter algumas características importantes. Ou seja, além da sua cor, é necessário que o botão seja de fácil acesso, de maneira com que qualquer pessoa possa acionar, usando qualquer parte do corpo.

O que é botoeira de emergência: principais tipos

Em suma, quando você aciona a botoeira, o botão fica retido em sua posição final e para retornar à posição inicial é necessário girar o botão de emergência no sentido horário. Assim, acontece o seu destravamento.

Além disso, o botão de emergência possui retenção e é acionado através da pressão na sua estrutura. Isso significa que ele retorna ao seu estado normal somente quando é girado o botão. 

Dessa maneira, esta manobra deixa o botão de emergência muito mais seguro. Uma vez que o botão não retorna para a sua posição inicial por engano ou de forma acidental.

Portanto, é fundamental destacar que os contatos de um botão de emergência geralmente são contatos NF (Normalmente Fechado), usados para desligar o circuito, sendo recomendado para desligar o contato de selo.

Tipo de Botoeira com retenção ou chave seletora

Já as botoeiras ou chaves de retenção normalmente possuem duas ou três posições, que podem ser as posições de ligado e desligado, trazendo algumas vantagens. Por exemplo, possuir com apenas um botão duas funções e ainda ocupar menos espaço no painel de comandos.

No entanto, nem tudo é perfeito, pois mesmo com as vantagens o uso deste componente também apresenta algumas desvantagens. Entre uma delas é que se acabar a energia e o circuito estiver em funcionamento ele vai permanecer na posição ligado. Dessa maneira, quando a energia voltar, o circuito vai ligar automaticamente.

Em suma, esse problema também acontece se um relé de proteção atuar. Isso porque ao solucionar a falha o circuito retorna o seu funcionamento normal, podendo ter riscos de acidentes com trabalhadores envolvidos com o sistema comandado.

Botão pulsador ou botão sem retenção

Por fim, o botão pulsador ou botão sem retenção geralmente é utilizado em circuito de comandos em conjunto com um contato de selo. Sendo assim, se o botão pulsador não for usado juntamente com um contato de selo seu funcionamento será temporário. Ou seja, o contato comuta somente enquanto o botão está pressionado.

Portanto, usamos o botão sem retenção buscando mais segurança. Uma vez que a sua vantagem é justamente resolver o problema do botão com retenção. Isso significa que quando acontece a falta de energia elétrica, mesmo com o contato de selo o funcionamento do circuito é interrompido. 

Assim, quando acontece uma falha e o circuito é desligado, ele é religado somente quando o botão for acionado novamente.

Pronto, agora você já entende mais sobre o funcionamento e utilização da botoeira de emergência. Conheça aqui os principais materiais elétricos utilizados no mercado.

Então, o que achou sobre as aplicações e funcionamento das botoeiras de emergência? Ficou com alguma dúvida sobre o seu funcionamento das botoeiras? Deixe nos comentários que iremos responder.

+ Acessados

Veja Também