O que é preciso para ir morar em Portugal?

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Freepik.com

O que é preciso para ir morar em Portugal?

Se você está interessado em se mudar para Portugal e quer saber o que é preciso para isso, está no lugar certo. Além de ser um país lindo, morar em Portugal é uma vantagem para os brasileiros pela proximidade da nossa língua nativa. 

Por isso, Portugal é o segundo país que recebe imigrantes brasileiros, ficando atrás dos Estados Unidos. Outra vantagem de morar em Portugal é que a moeda europeia é muito mais valorizada que o real brasileiro. Desse modo, viver em Portugal é uma chance de melhoria na qualidade de vida. 

Então, para te ajudar no planejamento de se mudar para Portugal, trouxemos um conteúdo completo de tudo o que é preciso para ir morar em Portugal. Saiba quais são os documentos necessários, como tirar o visto, quem pode ir, e muito mais! 

Documentos necessários para morar em Portugal 

Para morar em Portugal, os documentos necessários são: passaporte válido e visto ou cidadania europeia. Alguns programas de imigração, como o Portugal Golden Visa, referência no mercado de imigrantes, ajudam pessoas de fora da União Europeia a conseguir cidadania ou residência em Portugal. 

Com os programas de imigração é muito mais fácil conseguir morar em Portugal, visto que eles são especialistas em todas as fases necessárias para tirar seu visto. Caso você não tenha cidadania europeia, existem diversas maneiras de adquirir um visto para Portugal.

Os principais vistos são: visto de estudante, visto de empreendedor e autônomo, visto de trabalho, visto StartUp e visto de rendas próprias. Agora, explicaremos cada um dos vistos para você saber qual deles é o melhor para você.

Visto de estudante

Tirar visto de estudante é uma das alternativas para você que quer saber como morar em Portugal. Existem dois tipos de visto de estudante em Portugal. 

O primeiro é o visto temporário para estudantes. Este tipo de visto é destinado a estudantes que irão fazer cursos ou pesquisas que duram menos de um ano. 

Alguns exemplos de visto de estudante temporário são: intercâmbio; estágio não remunerado; voluntariado e cursos. 

O segundo tipo de visto de estudante é o visto de residência para estudo. Ideal para aqueles que farão cursos com duração superior a 12 meses. 

Alguns exemplos do visto de residência para estudantes são: licenciatura; mestrado e doutorado; intercâmbio, ensino médio; estágio; voluntariado. 

Para solicitar o visto de estudante você precisa ter uma carta de aceite. Ou seja, o estudante deve ter sido aceito ou aprovado em alguma instituição de ensino ou curso de formação em Portugal. 

Além disso, o estudante deve provar que dispõe de condições financeiras para se sustentar em Portugal e possuir uma moradia garantida. 

Visto de empreendedor e autônomos

O visto D2 (visto de empresário e trabalhador independente) é um visto para pessoas que pretendem fazer negócios e investir em Portugal, bem como para trabalhadores independentes.

Visto de empreendedor

O visto de empreendedor dá ao seu titular um prazo de 4 meses para entrar em Portugal. Feito isso, o imigrante deve então requerer uma autorização de residência, que será concedida por um período de 1 ano.

Contudo, a autorização pode ainda ser prorrogada por um período de 2 anos se você provar que continua a exercer a sua atividade profissional.

Como vimos acima, podem candidatar-se a este visto os empresários que comprovem capacidade financeira para o investimento desejado ou os profissionais que exerçam atividade autônoma.

Mas, para conseguir o visto existem alguns requisitos. Primeiro, é necessário provar que o investimento foi realizado, apresentar um resumo do plano de negócios, um registro de constituição do investimento e negócio, uma declaração de início de atividade em Portugal e um extrato bancário com o saldo depositado em conta bancária portuguesa. 

Além disso, você também precisa comprovar a importância econômica e social do negócio para o país e provar que possui fundos financeiros em Portugal (caso seja possível, você pode incluir financiamento obtido de um banco português).

Visto para autônomos

Os trabalhadores independentes também podem requerer visto para exercer o seu negócio em Portugal. Esta categoria inclui profissionais que trabalham independentemente e atendem pessoas físicas ou jurídicas. Além de advogados, designers, profissionais de TI e outros autônomos.

Por fim, os requisitos para o visto para trabalhadores autônomos são: ter um contrato de serviço, ou contrato de parceria em vigor (sociedade); apresentar uma declaração emitida por uma autoridade de Portugal, comprovando que está apto para o exercício da profissão em Portugal, tal como entidades reguladoras de profissões.  

Visto de trabalho 

Tirar visto de trabalho em Portugal também é uma das alternativas para você que quer saber como morar em Portugal. Contudo, para obter um visto de trabalho em Portugal, você já deve ter um contrato de trabalho (ou promessa de emprego) no país. Isso porque, este é um requisito básico para você fazer o pedido de visto.

Visto de Startup

A startup é um programa de vistos que permite que possíveis imigrantes se candidatem à abertura de uma empresa inovadora em Portugal e obter uma autorização de residência no país. 

Para obter um Startup Visa em Portugal, você precisa provar que pode se sustentar no país até que sua empresa comece a gerar receita. Para tal, é necessário que cada sócio tenha um montante correspondente a 5265,72 euros.

+ Acessados

Veja Também