O termo CRM, abreviação de Customer Relationship Management, é um sistema de vendas utilizado para registrar e organizar todos os pontos de contato entre os consumidores e a equipe de vendas de uma empresa. Um CRM também é importante para uma abordagem mais eficiente porque armazena todo o histórico de um lead, de acordo com Sergio Borges, de uma agência de marketing digital de São Paulo.
Assim, quando um profissional de vendas entra em contato com um potencial cliente, ele pode armazenar na ferramenta dados como nome, endereço, telefone, visita ao site e descrição de cada interação. Dessa forma, dados de clientes, leads e oportunidades podem ser coletados em um só lugar.
Além de organizar o trabalho do dia a dia, o CRM também é importante para uma abordagem mais eficiente. Dessa forma, na próxima vez que precisar fazer contato, o vendedor terá um histórico das mensagens trocadas nos atendimentos anteriores. E quais os benefícios desse sistema?
O uso de planilhas ou sistemas internos inflexíveis dificulta o rastreamento de oportunidades. Com um CRM, o processo de vendas pode ser organizado e o funil monitorado em tempo real, proporcionando uma visão clara de todas as etapas da negociação. Isso torna mais fácil saber onde investir seus esforços e fechar mais vendas.
Também, com o uso do CRM, você pode centralizar e organizar seus dados em um só lugar para que todos na sua empresa possam acessar as informações de que precisam em uma única plataforma. Isso inclui informações de contato, como e-mail e números de telefone, mas também dados mais detalhados, como histórico de interações com sua empresa e o que eles compraram de você.
Outro benefício do CRM é que os vendedores podem realizar todo o processo de vendas em um só lugar. Essas ferramentas geralmente se integram a softwares de e-mail, calendário e automação de marketing para que os vendedores não precisem perder tempo alternando entre uma ferramenta e outra.
Com todos os dados em um só lugar, é fácil concluir que os vendedores conseguirão encontrar as melhores oportunidades no momento certo. As vendas estão se tornando mais pessoais e o foco no cliente está aumentando.





