O impacto da pandemia nas transações financeiras

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Pexels

O impacto da pandemia nas transações financeiras

Compartilhe:

A pandemia de COVID-19 teve seu início e auge no ano de 2020, por causa de um vírus desconhecido que estava causando a piora da saúde populacional mundial. Algumas medidas foram tomadas, uma delas foi o distanciamento social.

Com menos pessoas nos locais públicos, comerciantes e prestadores de serviços precisaram se reinventar para atrair clientes, então, lojas, padarias, restaurantes, entre outros locais, decidiram levar seus negócios para a internet através de páginas e perfis em redes sociais.

Assim, o e-commerce se fez mais presente durante a pandemia e com o avanço do comércio em novas plataformas, além de resultar o avanço dos meios de pagamento. As máquinas de passar cartão ganharam novas formas e passaram a ter novos meios de recebimento. As maquininhas ganharam presença digital para se adaptarem às vendas online, além de inovarem com métodos de QR Code e aproximação, que não exigem senha dos cartões de crédito e débito.

Foi possível observar todas essas mudanças tecnológicas entre os anos de 2020 e 2021, que apesar de terem sido os anos mais fragilizados no setor econômico e social, conseguiram manter o setor de tecnologia avançando, principalmente para facilitar a vida financeira das pessoas. Nos tópicos abaixo, é possível saber mais sobre essas novidades que se fazem tão presentes na vida dos brasileiros.

Aproximação

O cartão de aproximação foi uma grande novidade para os brasileiros que aceitaram de bom grado um cartão que não era necessária a senha, o que foi uma facilidade, principalmente para aqueles que constantemente esquecem as senhas. Esse tipo de cartão foi um meio de acelerar os processos durante as compras de produtos, além de ser um meio de diminuir filas e preservar o tempo tanto de quem compra quanto de quem vende.

O cartão de aproximação pode ser configurado. É possível estabelecer um limite máximo para pagamentos via aproximação. Esse tipo de ferramenta é um meio de segurança em caso de roubo, furto ou perda, então, mesmo se o titular do cartão não estiver com ele em mãos, mas outra pessoa estiver fazendo o uso indevido do cartão, só será possível fazer compras com um limite específico limitado pelo dono.

QR Code

QR Code se tornou o melhor amigo de quem gosta de fazer pagamentos via débito bancário, pois é uma maneira rápida, fácil e segura de fazer transações, principalmente para quem gosta e prefere resolver a vida financeira através do celular com o uso de aplicativos bancários ou de instituições financeiras.

Com os bancos digitais se tornando cada vez mais populares, o QR Code facilita o pagamento e as transações para as contas desses bancos que não possuem sede física. O QR Code está presente não só nesse tipo de ferramenta financeira, mas também nas TVs e comerciais, não sendo difícil ver uma publicidade indicando um QR Code para quem deseja saber mais sobre o produto ou serviço oferecido.

Além das publicidades, o QR Code se tornou muito comum em restaurantes e padarias. Os cardápios físicos estão cada vez mais raros de serem encontrados, depois de o menu disponível através da leitura com o QR Code.

A ausência dos cardápios físicos se fez necessária durante a COVID-19, pois as pessoas não queriam tocar ou compartilhar o mesmo objeto que várias outras pessoas tocaram antes.

Velhos tempos

Com os avanços tecnológicos abordados sendo cada vez mais presente na vida das pessoas, o uso de dinheiro físico se tornou algo do passado. Está se tornando mais difícil encontrar pessoas que lidam com dinheiro em espécie, isso se deve por várias questões: segurança, pois as notas de dinheiros podem ser roubadas, furtadas ou perdidas; praticidade: porque o dinheiro digital não precisa ser trocado, sendo apenas necessário fazer uma transação com o valor exato.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também