O Google Bard pode mudar o futuro do SEO?

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Unsplash

O Google Bard pode mudar o futuro do SEO?

Nova Inteligência Artificial pode ajudar o marketing digital a criar um conteúdo mais envolvente, melhorando a experiência com o usuário.

A IA (Inteligência Artificial) vem cada vez mais impactando as interações e a forma como os seres humanos lidam e se relacionam com a tecnologia. Neste ano, esse campo teve um grande salto com o lançamento do Google Bard, uma ferramenta inovadora, que visa a ser mais do que uma ferramenta assistente de conversação.

Mas como as técnicas de SEO deverão se adaptar à chegada da nova ferramenta? Quais são os possíveis desdobramentos que ela oferece para o marketing digital? Neste texto, entenda mais sobre o que é o Google Bard, como é o seu funcionamento e como ele pode ajudar os profissionais dessa área.

O que é Google Bard?

Primeiramente, é importante entender o que é o Google Bard e como essa nova ferramenta funciona. Desenvolvida pelo Google, trata-se de uma Inteligência Artificial que tem a proposta de ser uma plataforma robusta de IA, indo além de um assistente de conversação.

A ferramenta é capaz de dar respostas novas e de qualidade para as questões e pedidos feitos pelos usuários. Para isso, ela utiliza informações obtidas na Internet em tempo real, garantindo que suas respostas sejam sempre atualizadas.

O seu grande diferencial é combinar a amplitude do conhecimento mundial acessível pela Internet com a inteligência e a potência dos modelos de linguagem do Google. Por causa disso, consegue oferecer uma experiência mais vasta do que uma mera pesquisa no Google, atuando como uma ferramenta complementar. Dessa forma, seu objetivo é ser uma plataforma que os usuários explorem sua criatividade, ajudando-os nas explorações e na realização de tarefas.

Como ele funciona?

Dois princípios fundamentais guiam o Google Bard: o uso do modelo de IA que foi batizado como LaMDA e a conexão em tempo real com a Internet. A sigla do primeiro ponto pode ser traduzida como “Linguagem para Aplicações e Diálogos”. Criada também pelo Google, esse modelo de IA procura melhorar a maneira como as máquinas compreendem e respondem à linguagem humana.

Basicamente, o LaMDA visa a compreender a estrutura da conversação humana e o contexto das perguntas. Ele também busca entender perguntas complexas e com múltiplas camadas, o que o ajuda a gerar respostas melhores e mais assertivas. Assim, o LaMDA tem a finalidade de ajudar nas interações entre humanos e máquinas, tornando-as mais naturais e fluidas.

A conexão em tempo real com a Internet também é uma característica importante. Isso faz com que ele consiga acessar e utilizar informações que acabaram de ser publicadas, garantindo respostas relevantes e atualizadas.

Quais impactos o Google Bard pode ter no mundo do SEO?

Afinal, como o Google Bard pode mudar o futuro do SEO? A nova ferramenta tem grande potencial para alterar o universo do marketing digital de diversas formas. Conheça alguns dos principais impactos a seguir.

Interatividade e experiência do usuário

O Google Bard procura estabelecer interações mais naturais e humanizadas, já que o objetivo é que o usuário tenha a melhor experiência possível. Por causa disso, as empresas precisarão criar um conteúdo que, além de informativo, seja mais envolvente e capaz de gerar uma conversa com os usuários.

Personalização

Por ter um modelo de IA avançado, o Bard oferece um grau de personalização nunca visto antes. Uma vez que ele compreende melhor quais são as necessidades e interesses dos usuários, é possível elaborar estratégias de marketing digital que sejam mais eficazes e direcionadas para resolver as questões dos clientes.

Inovação no conteúdo

O Google Bard pode ser uma ferramenta muito valiosa na criação de conteúdo novo. Ele abre um leque de possibilidades para a área de marketing de conteúdo, colaborando na criação de redações e outras propostas. Assim, é possível obter conteúdos mais personalizados e complexos, capazes de atender às necessidades específicas dos clientes.

Atualização em tempo real

Esta característica do Google Bard demanda uma adaptação das estratégias de SEO. Gerar um conteúdo desatualizado ou obsoleto facilitará a sua identificação e penalização, fazendo com que apareça para menos pessoas. Portanto, para permanecer relevante e acompanhar todas as mudanças e tendências, será necessária uma preocupação a mais em produzir um conteúdo atualizado e relevante.

+ Acessados

Veja Também