Nutricionista fala sobre a importância da vitamina C e quais os alimentos mais ricos na substância

Divulgação/ VH Assessoria


Muita gente usa vitamina C na prevenção de gripes e resfriados. Mas segundo a nutricionista Juliana Vieira, estudos comprovaram que a substância tem pouco ou nenhum resultado para prevenir estes males. Apesar disso, ela auxilia o bom funcionamento do organismo e até combate o envelhecimento.

“Ela ajuda a melhorar a imunidade, estimula a produzir colágeno e combate o envelhecimento. Além disso, fornece um fortíssimo poder antioxidante para fortalecer o sistema imunológico, combatendo também os radicais livres”, disse a nutricionista.

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Segundo a profissional, o camu-camu, a laranja, o limão e a acerola são muito ricos em vitamina C.

Vieira também alerta que o organismo consegue absorver em média 90 gramas por dia e o excesso da substância pode fazer mal:

“Pode provocar diarreias, cólicas, dor abdominal e dor de cabeça e até cálculo renal , devido aos oxalato de cálcios”.

De acordo com Juliana, aqueles tubinhos efervescentes de vitamina C vendidos em farmácias não devem ser consumidos diariamente.

“Eles contêm sal e tem que ser tomado adequadamente , pois vitamina C aumenta os níveis plasmáticos da aspirina. Além disso, aumento os riscos do surgimento de trombos nos vasos sanguíneos. Então, nada de tomar como se fosse suco”, completa.