Pátio deve assinar ainda hoje novo decreto sobre o comércio (atualizada)

Lucas Perrone

Lucas Perrone

Pátio deve assinar ainda hoje novo decreto sobre o comércio (atualizada)

O prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) deve assinar até no máximo, no final da tarde de hoje (30), mais um decreto com medidas de combate ao coronavírus em Rondonópolis.

Informações exclusivas do Primeira Hora mostravam que no começo da manhã, o prefeito estava disposto,  a não deve flexibilizar as medidas tomadas no atual decreto, que está em vigor. No entanto, alguns técnicos da área de saúde estão convencendo o prefeito a fazer algumas mudanças e que poderão ser acatadas. 

O atual decreto pede o fechamento do comércio local e o funcionamento apenas dos chamados serviços essenciais. 

O decreto em vigor tem gerado polêmicas, pois de um lado, um grupo de empresários ameaçam abrir os seus estabelecimentos, mesmo diante dos riscos do coronavírus. As medidas restritivas, por enquanto, tem sido a melhor saída, para diminuir os casos do coronavírus. 

Vale destacar que o Governo do Estado anunciou, em decreto a liberação do comércio, mas houve questionamentos do Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho. Uma liminar, na noite de domingo, impetrada a favor da prefeitura de Cuiabá, garantiu a não validade total do decreto do Estado e o fechamento do comércio.

Por outro lado, o prefeito tem explicado, que os decretos são necessários e estão seguindo as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de sua equipe técnica ligada a área de saúde.

Neste final de semana, houve casos de empresários, que abriram os seus estabelecimentos e acabaram sendo impedidos pela fiscalização. Confira no vídeo abaixo um caso que ocorreu em Rondonópolis, no sábado, em um estabelecimento na avenida Brasil.  

 

 

+ Acessados

Veja Também