Nova urna eletrônica estará presente em todas as seções eleitorais de Rondonópolis

Redação Primeira Hora

Redação Primeira Hora

Nova urna e novo terminal do mesário. Foto: TSE

Nova urna eletrônica estará presente em todas as seções eleitorais de Rondonópolis

Todas as seções eleitorais de Rondonópolis vão utilizar, no próximo domingo (02), os novos modelos de urnas eletrônicas e de leitor biométrico. A nova urna eletrônica é modelo 2020 (UE 2020), e será utilizada pela primeira vez.

A nova versão conta com tela colorida, processador 18 vezes mais rápido que a antecessora (UE 2015) e bateria projetada para durar por toda a vida útil do aparelho, o que exige um custo menor de conservação.

O teclado da urna foi otimizado e possui teclas com duplo fator de contato. A tecnologia permite que o próprio teclado possa indicar erro, em caso de mau contato ou tecla com curto-circuito intermitente.

Outra inovação está no terminal do mesário, que contém o leitor biométrico usado para identificar os eleitores. Agora, a tela é totalmente gráfica, com superfície sensível ao toque e sem teclado físico.

RONDONÓPOLIS

Na 46ª Zona Eleitoral, são 269 seções eleitorais que vão utilizar a nova urna, além de 23 urnas de reserva/contingência. Na 10ª Zona Eleitoral, são 236 seções utilizando a nova urna, além de 19 urnas de contingência.

+ Acessados

Veja Também