Nova Lei do deputado Thiago Silva cria programa de apoio na área da saúde mental para adolescentes

Picture of Assessoria

Assessoria

Nova Lei do deputado Thiago Silva cria programa de apoio na área da saúde mental para adolescentes

Compartilhe:

Foi sancionada nesta semana (26) pelo Governador do Estado Mauro Mendes, a Lei 13110/2025, de autoria do deputado Thiago Silva, que institui o Programa de Promoção do Direito ao Acesso à Saúde Mental pelos Jovens e Adolescentes, denominado “Cuca Legal”, no âmbito de Mato Grosso.

A nova legislação tem como objetivo central ampliar a conscientização sobre saúde mental, capacitar a sociedade para identificar sinais de desequilíbrio psíquico entre jovens e, de forma decisiva, garantir o direito ao acompanhamento e à prevenção de quadros de sofrimento ou transtornos que possam conduzir à depressão e ao suicídio.

O programa Cuca Legal será desenvolvido pelo órgão do Poder Executivo estadual responsável pela proteção de jovens e adolescentes, tendo como espaço prioritário de atuação as escolas, os cursos técnicos e as universidades. A lei também prevê a extensão das ações para serviços de acolhimento institucional e outros locais de estudo, trabalho, moradia e socialização, assegurando a possibilidade de firmar convênios e parcerias com instituições de ensino públicas e privadas em todo o estado.

O “Cuca Legal” contará com um conjunto de iniciativas como a realização de palestras, discussões e rodas de conversa com especialistas; a exposição de cartazes e a divulgação informativa sobre o Centro de Valorização da Vida (CVV) e seu número telefônico 188; e a disseminação de informações sobre os serviços de atendimento psicológico e psiquiátrico disponíveis na rede pública de saúde de Mato Grosso.

“Sabemos do alto índice de casos de depressão entre os jovens e o nosso foco principal é mudar esta realidade. Com esta nova Lei o Estado criará um grande projeto e uma rede de apoio para prestar atendimento eficaz visando o cuidado dos nossos jovens”, afirmou o deputado.

Nesta semana, um jovem que possuía transtornos psíquicos de João Pessoas veio à óbito após adentrar em um espaço onde vivam leões, no zoológico da Paraíba, evidenciando a necessidade de programa de amparo à juventude.

As ações do programa deverão ser desenvolvidas anualmente, sendo permitidas ações especiais durante o Setembro Amarelo, sem que as atividades fiquem limitadas a esse único período. A lei estabelece que todas as iniciativas devem levar em conta as especificidades da população e as pressões específicas sofridas por jovens nos ambientes de trabalho e estudo, vedando qualquer tipo de discriminação e apoiando-os no enfrentamento dos desafios desta etapa da vida.
“Parabenizo o deputado Thiago pela sensibilidade de propor este projeto que visa cuidar de nós jovens. Vejo que hoje é preciso um olhar especial para os adolescentes quando o tema é saúde mental”, falou Thiago.

As despesas decorrentes da execução da Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias do Estado. A Lei entrou em vigor na data de sua publicação, constituindo um marco legal para a construção de uma política pública permanente, integrada e humanizada de cuidado em saúde mental para a juventude de Mato Grosso.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também