Nokia ‘tijolão’ é o celular mais vendido da história; veja o ranking

Nokia 'tijolão' é o celular mais vendido da história; veja o ranking
Nokia 1100, conhecido por ser meme na internet por sua resistência, é o celular mais vendido de todos os tempos - (Foto: Divulgação/Nokia)

Nokia ‘tijolão’ é o celular mais vendido da história; veja o ranking

Em uma lista publicada pelo enciclópedia online Wikipedia, foram reunidos os 10 celulares mais vendidos de todos os tempos. Dominando o ranking, os aparelhos da marca finlandesa Nokia ocupam sete das colocações, além de garantirem o primeiro lugar com o Nokia 1100, conhecido na internet por sua resistência e pelo meme ‘tijolão‘.

Dentro dessa lista dos 10 telefones celulares mais vendidos da história, nove foram fabricados antes de 2010, ou seja, antes da era dos ‘smartphones.’ O único fabricado após esse ano é o iPhone 6, da Apple. Confira o ranking:

10. Motorola RAZR V3

RAZR V3, da Motorola – (Divulgação/Motorola)

Em julho de 2004, há 15 anos, todos queriam um telefone celular flip chamado RAZR V3, da Motorola. O design super fino na época atraiu muita gente, além de ser considerado um dos telefones mais bonitos no mercado naquela época. O aparelho tornou-se rapidamente um sucesso, sendo um dos mais vendidos de todos os tempos, com 130 milhões ao redor do mundo.

9. Nokia 2600


2600, da Nokia – (Divulgação/Nokia)

Nokia 2600, também de 2004, atingiu a marca de 135 milhões de unidades vendidas e é o nono celular mais vendido da história. Na linha de sucesso do 1100, o mais icônico da marca, o aparelho é conhecido pela simplicidade nas suas funções, mas com um design mais chamativo que seus antecessores.

8. Samsung E1100


E1100, da Samsung – (Divulgação/Nokia)

Samsung pode ser líder quando falamos de aparelhos celulares hoje em dia, mas no passado a marca sul-coreana não possuía essa mesma força. No entanto, em 2009, o caminho do sucesso começou a ser trilhado ao lançar o Samsung E1100. O aparelho possuía display colorido e era básico nas suas funções, todavia sua bateria impressionante de 13 dias chamava atenção do consumidor. Mais de 150 milhões desses telefones celulares foram vendidos em todo o mundo.

7. Nokia 5230


5230, da Nokia – (Divulgação/Nokia)

Lançado em 2009, o Nokia 5230 foi uma das primeiras investidas da era ‘smartphones’ no mercado de celulares. Ultrapassando a marca de mais de 150 milhões de unidades vendidas, o aparelho ficou conhecido por ser sofisticado, porém low cost (custo baixo) na época, possuindo conexão à internet, mas sem wi-fi. Com o sistema Symbian Sv5, que possuía tela de touchcscreen, o modelo foi construído para competir com o iPhone.

6. Nokia 6600


6600, da Nokia – (Divulgação/Nokia)

O design certamente não agradava a todos, porém o Nokia 6600, lançado no ano de 2003, foi um sucesso para a marca finlandesa, registrando aproximadamente 150 milhões de unidades no mundo todo. O aparelho rodava com o sistema operacional Symbian 7.0 (Series 60) e até possuía acesso à internet, porém sem conexão via Wi-Fi que, na época, não era muito utilizado popularmente.

Uma função que chamou atenção dos usuários desse “smartphone” em 2003 é que o aparelho aceitava a instalação de alguns aplicativos e jogos de terceiros.

5. Nokia 1200


1200, da Nokia – (Divulgação/Nokia)

Mais um modelo básico, marca registra da Nokia, o 1200 provavelmente tem uma das melhores baterias no histórico de celulares. Popularmente conhecido pela quantidade de jogos, como o Snake (ou “jogo da cobrinha”), o aparelho possui 390 horas de duração e, desde que foi lançado em 2007, vendeu mais de 150 milhões de unidades.

4. Nokia 3210


3210, da Nokia – (Divulgação/Nokia)

Celular mais antigo do ranking, o Nokia 3210 foi lançado em 1999 e ultrapassou a marca de 160 milhões de unidades vendidas, ocupando o quarto lugar dos celulares mais vendidos da história.

O aparelho, um dos primeiros a desenvolver uma antena interna, não possuía tecnologia Bluetooth, MP3, ou câmeras e, na época, teve sua publicidade focada, principalmente, para o público jovem, tendo como base a apresentação de jogos, como o popular Snake – ou “jogo da cobrinha” – famoso até os dias atuais graças aos celulares Nokia.

3. iPhone 6/iPhone 6 Plus


iPhone 6 e iPhone 6 Plus, da Apple – (Divulgação/Apple)

Nem todos os aparelhos do ranking são “clássicos”. O iPhone 6 e o iPhone 6 Plus são os mais novos e únicos celulares da lista a serem produzidos na década atual, após o ano de 2010. Ambos foram lançados em 2014 e ocupam o terceiro lugar dos aparelhos mais vendidos no mundo, com cerca de 220 milhões de unidades.

Diferente dos outros modelos apresentados na matéria, os produtos da Apple representam um grande avanço tecnológico no mercado de celulares. Além de tecnologias avançadas em câmeras, música e internet 4G, os aparelhos com o sistema operacional iOS 12 tên memória inter de até 128 GB.

2. Nokia 1110


1110, da Nokia – (Divulgação/Nokia)

Nokia 1110 foi lançado no ano de 2005 e registra mais de 250 milhões de unidades vendidas. No entanto, o aparelho não trouxe características inovadores na época em que foi inserido no mercado. Com tela monocromática (apenas duas cores) e apenas três jogos, o dispositivo ficou mais conhecido por ter sido um dos primeiro a introduzir os toques polifônicos com vibração.

1. Nokia 1100


E1100, da Samsung – (Divulgação/Nokia)

O aparelho mais vendido de todos os tempos, com cerca de 250 milhões de unidades, é o 1100, lançado em 2003. Desenvolvido sem muitos avanços tecnológicos com relação a outros aparelhos da época, o público-alvo do famoso “tijolão” da Nokia era os países em desenvolvimento, com foco em pessoas que precisavam apenar usar as funções básicas de um celular, como as ligações, envio de mensagem de texto e despertador.

E como o Nokia 1100 se tornou tão atraente? Mesmo sem câmera, conexão bluetooth ou outra tecnologia do gênero, vários fatores levaram o aparelho a ser um sucesso de vendas. Além dos ringtones monofônicos (36 pré-instalados e 7 que os usuários podiam personalizar), tampas traseiras que podiam ser trocadas, capacidade para armazenar até 50 mensagens (25 na caixa de entrada, 25 enviadas), 50 espaços para contatos, bateria com suporte para até 400 horas e jogos clássicos como Snake II e Space Impact, o preço de apenas US$ 100 foi um diferencial, visto que celulares, na época, ainda não era muito acessíveis.

Mas mesmo o modelo resistente e sua charmosa lanterna na parte superior não durou para sempre. O Nokia 1100 teve seu desenvolvimento interrompido em 2009. Após o anúncio de sua produção cancelada, algumas pessoas chegaram a anunciar o modelo na internet por quantias exorbitantes, que chegaram em até US$ 32 mil.

+ Acessados

Veja Também