Noite Cultural na UNEMAT exibe documentário sobre diversidade cultural de Rondonópolis

Picture of Walisson

Walisson

Foto: Reprodução

Noite Cultural na UNEMAT exibe documentário sobre diversidade cultural de Rondonópolis

Compartilhe:

No dia 17 de outubro, às 19h, aconteceu a Noite Cultural no Auditório Professora Coraci, na UNEMAT. O evento contou com a exibição do documentário “Mosaico Cultural”, produzido pelo Projeto Lei Paulo Gustavo. O filme destaca a cultura e a diversidade presentes na região.

A organização do evento foi realizada pelas estudantes de Jornalismo da UNEMAT, Rafaela Lima, Caroll Soares e Kawanny Ferreira. A entrada foi gratuita e aberta ao público.

Sinopse do documentário “Mosaico Cultural”

Com duração de 10 minutos, “Mosaico Cultural” explora a diversidade cultural de Rondonópolis, abordando a miscigenação presente nas feiras locais e as interações entre tradições indígenas, nordestinas e ciganas. O documentário apresenta as feiras como um reflexo da variedade cultural da cidade, com depoimentos de feirantes e a exibição de produtos artesanais. A cultura cigana é retratada através de suas danças e costumes, com entrevistas que discutem suas mudanças ao longo do tempo. O Prof. Dr. Ântuterpio Dias Pereira contribui com uma análise sobre a miscigenação cultural na região.O documentário conclui com imagens de manifestações culturais diversas em Rondonópolis, evidenciando a convivência entre diferentes etnias e suas tradições.

O jornalista Cleomar Pilar, que compôs a mesa de autoridades, comentou: “O documentário ‘Mosaico Cultural’ retrata fielmente a jovem cultura rondonopolitana. Vemos as diversas influências culturais da nossa terra, uma mistura vibrante com grande potencial de fusão. Embora seja cedo para afirmar como será nosso futuro cultural, já é possível ter uma ideia da combinação das culturas gaúcha, nordestina, paulista, mineira, cuiabana e até estrangeira. Excelente documentário! Isso a Globo não mostra”.

A Dra. Fabiana S. de Andrade também se pronunciou: “O documentário Mosaico contribui para mostrar às histórias das pessoas que constroem a diversidade da nossa cidade, destacando suas experiências e tradições. Ao destacar como as inúmeras culturas se relacionam e se entrelaçam, buscamos promover a empatia e convidar o público a mergulhar profundamente nos desafios e nas conquistas daqueles que vivem essas realidades. Acreditamos que, ao trazer essas narrativas para o centro das discussões, podemos ressignificar mentalidades e transformar a forma como enxergamos as diferentes culturas que enriquecem o nosso cotidiano” pontou.

A Noite Cultural reuniu mais de 100 pessoas, entre acadêmicos e membros da comunidade.

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

Veja Também