No último dia de campanha, só 30% são imunizados contra a gripe em MT

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

A campanha de vacinação contra gripe em Mato Grosso atingiu quase 30% do público alvo até esta quinta-feira (21). A campanha contra gripe começou no dia 4 de maio e está prevista para encerrar nesta sexta-feira (22). De acordo com balanço do Ministério da Saúde, da população prioritária, que é de 614 mil pessoas, pouco mais de 183 mil doses da vacina foram aplicadas no estado. Os dados não contabilizam os presos e trabalhadores do sistema prisional.

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT ) ainda não se pronunciou se a campanha pode ser prorrogada. A previsão inicial do Ministério da Saúde era vacinar mais de 550 mil pessoas em Mato Grosso, sendo que 686 mil doses foram disponibilizadas aos mato-grossenses. No entanto, ainda no começo da campanha, alguns municípios tiveram problemas nas aplicações nas unidades de saúde e chegaram a suspender os atendimentos ao público. O motivo, segundo a SES-MT, foi o atraso no repasse da vacina por parte do Ministério da Saúde.

A SES afirma que a aplicação da vacina é responsabilidade de cada município. Em Cuiabá, por exemplo, alguns postos de saúde não começaram a campanha quando deveriam por problemas técnicos nas salas de vacina.

Dados nacionais

Ainda no balanço do Ministério da Saúde, pouco mais de 19 milhões de pessoas se vacinaram contra a gripe no país. O número representa 38,6% do público-alvo, formado por 49,7 milhões de pessoas mais vulneráveis para complicações da gripe. A meta é vacinar 80% do público prioritário durante o período da campanha nacional.

Campanha

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina protege a população contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e 'influenza B'. O público-alvo da campanha é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); presidiários e os funcionários do sistema prisional.