No café da manhã ou lanche, iogurte é fonte de proteínas, cálcio e vitamina A

Redação PH

Redação PH

ter um ápice de prazer por dia reduz em 22% chances de desenvolver câncer de próstata, revela estudo

No café da manhã ou lanche, iogurte é fonte de proteínas, cálcio e vitamina A

Os iogurtes são alimentos considerados funcionais, pois além de nutrir contribuem para a promoção da saúde. Contém boa quantidade de proteínas, cálcio, vitamina A e probióticos (bactérias lácteas). Antigamente, a crítica aos iogurtes era o fato de também serem fontes de gorduras saturadas, atualmente as empresas modificaram sua composição elaborando produtos “desengordurados” (leite desnatado).

Propriedades

Proteínas:maiores componentes estruturais das células do corpo humano. São importantes para a construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios, anticorpos e fornecimento de energia (1g = 4kcal)

Cálcio:formação de ossos e dentes, participa da contração muscular, divisão celular, atividades enzimáticas, condução do impulso nervoso.

Vitamina A:importante para a visão, expressão gênica, cicatrização, reprodução, desenvolvimento embrionário, defesa antioxidante e função imunológica.

Probióticos:microorganismos vivos que estimulam a multiplicação de bactérias benéficas, responsáveis pela redução de bactérias patogênicas prejudiciais à saúde. Equilibram a flora intestinal e atuam no sistema imunológico.

Os iogurtes são excelentes para serem usados no café da manhã e em lanches intermediários aumentando o teor proteico e de cálcio da dieta e em preparações como molhos para saladas e em substituição ao creme de leite.

Atenção à leitura do rótulo:

A ANVISA torna obrigatória e descrição de ingredientes e informação nutricional no rótulo: tamanho da porção (unidade, gramas, ml), valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras (totais/ trans/ saturada), fibras, cálcio e sódio. Desta forma temos mais informações sobre a qualidade e quantidade dos nutrientes no produto.

Na leitura dos ingredientes a quantidade é descrita em ordem decrescente, ou seja, do produto em maior quantidade para o produto de menor quantidade. Lembrando que quanto menos ingredientes, mais natural é o produto. Cuidado com o excesso de aditivos: edulcorantes (açúcar, sacarose, xarope de milho, glucose, maltodextrina, sucralose, acessulfame K, ciclamato, sacarina, aspartame…), flavorizantes, espessantes e conservantes, que são adicionados para obter textura, cremosidade, acentuar o sabor e aumentar validade.

Cristiane PerroniNutricionista formada pela UFRJ e pós-graduada em obesidade e emagrecimento. Tem especialização em nutrição clínica pela UFF, especialização em nutrição esportiva pela Universidade Estácio de Sá e trabalha com consultoria e assessoria na área de nutrição.

+ Acessados

Veja Também