Nininho apoia portaria da Sema que determina revisão do Plano de Manejo do Parque Estadual Dom Osório, em Rondonópolis

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Nininho apoia portaria da Sema que determina revisão do Plano de Manejo do Parque Estadual Dom Osório, em Rondonópolis

Compartilhe:

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) publicou nesta terça-feira (11/04) no Diário Oficial do Mato Grosso uma portaria que determina a revisão do Plano de Manejo do Parque Estadual Dom Osório Stoffel (Pedos). A medida defendida pelo deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD), atende um requerimento do Conselho Consultivo do parque e de produtores rurais com propriedades na área de abrangência, que temem impactos econômicos negativos, como a desvalorização de seus imóveis e a inviabilização da produção agrícola e pecuária.

Na publicação, a Sema revoga a portaria 508, de 24 de junho de 2022, e determina a revisão do plano com verificação da conformação, dimensionamento e normas da zona de amortecimento, averiguação dos apontamentos técnicos e formais contidos nos documentos já produzidos pelo conselho consultivo do Pedos e utilização de critérios razoáveis para proteção da zona de amortecimento e os seus reflexos para a unidade de conservação.

A portaria estabelece ainda a apresentação de um relatório de impacto ambiental, social e econômico das medidas sugeridas. Também determina que o trabalho de revisão deve garantir a participação social e permitir a consulta pública ao conselho consultivo do plano de manejo.

Nininho enfatiza a importância de preservar os direitos já garantidos pelos produtores rurais da região, afirmando que é fundamental evitar prejuízos tão drásticos. Ele ainda acrescenta que a inviabilização da produção agrícola e pecuária em uma área importante não afetará apenas os produtores, mas também causará danos econômicos consideráveis para o município de Rondonópolis.

O deputado também questiona a proposta de implantação de uma área de amortecimento de 42,8 mil hectares no entorno do parque, onde os produtores deverão obedecer às normas específicas de conservação. “Isso inviabiliza a agricultura e a pecuária. Embora seja importante preservar o meio ambiente, também é essencial garantir a sobrevivência das pessoas”, comenta Nininho.

UNIDADE DE PROTEÇÃO

Com o objetivo é garantir a proteção dos recursos hídricos, a movimentação das espécies da fauna nativa, preservando amostra representativa dos ecossistemas existentes na área e proporcionando oportunidades controladas para uso pelo publico, educação e pesquisa cientifica, o Parque Estadual Dom Osório Stoffel foi criado pelo decreto 5.437, de 12 de novembro de 2002, assinado pelo ex-governador Rogério Salles.

Trata-se de uma unidade de proteção integral de 6,4 mil hectares localizada na região de Carimã, em Rondonópolis, e que engloba parte do curso do Rio Ponte de Pedra até a sua foz junto ao Rio Vermelho e faz limite com a Reserva Particular do Patrimônio Natural João Basso. O parque é rico em rios, cachoeiras e animais silvestres e é considerado um berçário para a reprodução de peixes durante a piracema.

O plano de manejo sugerido em 2022 propõe que 3,8 mil hectares da zona primitiva do parque devem ser totalmente preservados – o que corresponde a 61,58 % da área total do parque –, podendo ser permitidas somente visitas científicas e educacionais. Para a zona de uso extensivo, foram reservados apenas 93 hectares ou 1,50 % da área do parque, e para a zona de uso intensivo, 10,6 hectares, 0,17% da área total da unidade.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também