Os NFTs estão movimentando toda a indústria de entretenimento: são jogadores, empresas, produtoras e projetos lançando seus NFTs para criar uma relação entre o usuário e encontrando maneiras inovadoras de entretenimento para engajar e impulsionar os fãs.
Não é só no futebol que os NFTs estão presentes, com jogadores como Neymar e Richarlison lançando tokens não fungíveis que possam aproximar os fãs. Os mundos do cinema e da televisão também vêm adotando iniciativas nesse novo mercado. E você pode acompanhar e ler sobre toda essa mudança neste artigo.
O que são NFT?
A sigla NFT significa tokens não fungíveis (Non Fungible Tokens). Os tokens diferem das criptomoedas, pois não possuem a propriedade de fungibilidade, que é o que permite que várias moedas sejam emitidas com o mesmo valor.
Os tokens não fungíveis são únicos e exclusivos, possuem características como raridade, exclusividade e indivisibilidade. Quando você compra um NFT, significa que aquele ativo é único e você consegue verificar sua autenticidade por meio da blockchain, tecnologia usada no mercado cripto, algo similar a um livro contábil que protege a veracidade do token.
Existem NFTs de carro, casa, imagem, vídeo, arte digital e vários outros. Esses tokens são muito associados a arte digital ou a itens colecionáveis, e não podem ser trocados ou substituídos, mas podem ser comprados e vendidos em marketplaces.
Como estão mudando o entretenimento?
É comum ver o lançamento de NFT por parte de jogadores de futebol para engajar os fãs, mas você sabia que os NFTs estão mudando a indústria de entretenimento? Essa indústria vem encontrando formas inovadoras de arrecadar fundos, interagir com o espectador e impulsionar os fãs.
Será cada vez mais comum envolver o mundo do cinema e da televisão com os NFTs. Afinal, um filme sem financiamento não tem como dar andamento à produção. Os NFTs surgiram para abrir essa nova porta ao mercado, uma forma de captar recursos e ajudar os criadores a ter um orçamento maior para finalizar todo o conteúdo.
Os tokens não fungíveis de filmes podem permitir que o cineasta distribua a propriedade do filme a possíveis espectadores, em troca de arrecadação para ter o orçamento necessário para a produção, dando até mesmo crédito para que os compradores façam parte dos “produtos” e da realização do filme.
As gravações de um filme, uma série, uma novela ou outros programas de televisão acontecem de forma fechada, principalmente as decisões de como será o andamento da história, se haverá continuação ou se algum personagem vai “morrer”.
Entretanto, com um NFT, os consumidores poderiam ter “vozes ativas” para participar das decisões de continuidade da história. Para grandes estúdios como Disney ou Warner Bross, um NFT facilitaria na criação de momentos únicos, como a página do roteiro do filme, a criação de experiência mista com o parque temático e o mundo digital.
As opções para mesclar a indústria de entretenimento com o mercado dos tokens não fungíveis são inúmeras, pode-se ter até mesmo uma música inédita em NFT. É o que aconteceu em 2022, quando foi lançada pela Binance uma coleção de NFTs baseada no filme “Music Hole”. O mesmo ocorreu com a coleção de edição limitada da Lionsgate, Saw, e com a Warner Bros e seus 100.000 NFTs do filme “Matrix Resurrections”. Em 2022 também tivemos o caso do filme “Prizefighter: The Life of Jem Belcher”, lançado pela Amazon Prime, financiado parcialmente com NFT. Dá para perceber como os NFTs vão mudar a indústria de entretenimento e ainda ter benefícios como detentor.
Exclusividade e benefícios dos NFTs
Os tokens não fungíveis podem garantir experiências únicas aos usuários, isso depende de cada projeto. No entanto, com o da indústria de entretenimento, você e qualquer pessoa que comprar o NFT pode ter acesso a experiências como festa de pré-estreia com o elenco do filme, cenas exclusivas, visitas ao set de filmagem ou acesso a bastidores.
Essa é uma das propostas feitas pela H20 Films, através do filme “Aumenta que é Rock’n Roll”, lançado em setembro de 2022. Além de aproveitar tais vantagens e acesso exclusivo, o investidor de um token não fungível pode lucrar com a valorização do ativo, sua escassez (porque há poucos no mercado), ou a facilidade de transferir esse token para qualquer lugar.
Dentro de jogos você também pode ter skin em NFT, ou armas, personagens e outros componentes. No entanto, além da indústria do entretenimento, um NFT pode ser usado em qualquer área e proporcionar benefícios aos seus detentores. Veja a seguir exemplos de uso de NFT na saúde, educação e outros.
Outros exemplos de uso de NFT
Na compra de um NFT, você recebe um certificado digital de autenticidade. Isso pode ser usado até em certificados escolares. A emissão de diploma, certificado ou reconhecimento do aluno pode ser emitido em NFT e usado por universidades, incluindo informações detalhadas sobre o aluno, suas notas, relatório, entre outros.
Não é só na indústria de entretenimento que o potencial de um NFT aparece: na medicina o token não fungível poderia transformar o histórico do paciente em uma credencial digital mais segura, precisa e protegida. O médico teria fácil acesso para analisar o paciente e seu histórico completo.
Esses tokens não fungíveis são tendência e estão apenas começando no mercado. Existem muitas NFTs de sucesso, como os “NFTs dos macacos”, Bored Apes, que valem milhões, até famosos como Neymar vêm comprando essas artes digitais. O mercado pode aproveitar ainda mais a tecnologia, a segurança, a raridade, a exclusividade e todas as outras características dos NFTs e as possibilidades que trazem.
De acordo com a pesquisa feita da Statista, o Brasil é o segundo país com mais de 5 milhões de pessoas adeptas aos NFTs, e com o crescimento de investidores no mercado fica fácil de imaginar o uso dessa tecnologia e benefícios no dia a dia.
Você pode até estar entrando para o mercado das criptomoedas agora, mas certamente já imaginou uma série ou um filme em que adoraria dar sugestão de uma mudança para um final melhor, ou uma continuidade. Enquanto projetos como esses ainda estão surgindo e dando os primeiros passos para as mudanças na indústria de entretenimento, você pode ver e negociar NFTs dentro de marketplaces confiáveis.





