A ex-primeira-dama de Rondonópolis, Neuma de Moraes, foi oficialmente convidada a se filiar ao Partido Verde (PV) com vistas às eleições de 2026. O convite foi feito pelo presidente municipal da sigla, o advogado Carlos Naves. A informação foi divulgada pelo jornal A Tribuna na edição de hoje.
Neuma foi candidata a deputada federal pelo PSB no último pleito e, em Rondonópolis, obteve a maior votação entre todos os concorrentes.
Caso aceite o convite, Neuma deve disputar novamente uma vaga na Câmara Federal, agora pela Federação Brasil da Esperança, composta por PV, PCdoB e PT. A federação tem buscado nomes competitivos nos principais colégios eleitorais de Mato Grosso, e a entrada de Neuma é vista como estratégica para fortalecer a sigla no sul do estado.
A possível filiação de Neuma ao PV também pode pavimentar o caminho para o ex-prefeito Zé Carlos do Pátio, atualmente no PSB, seguir para o mesmo partido. Nos bastidores, Pátio tem dado sinais de que estuda deixar a atual legenda e migrar para uma sigla que integre a federação liderada pelo PT, o que abriria espaço para uma reconfiguração política no campo da esquerda em Mato Grosso.
Com a ida ao PV, Pátio deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Ele dividiria a chapa com os deputados estaduais petistas Valdir Barranco e Lúdio Cabral, já confirmados como pré-candidatos da Federação.
Com isso, o grupo vislumbra uma possível dobradinha nas eleições do ano que vem: Zé Carlos do Pátio como candidato a deputado estadual e Neuma de Moraes disputando uma cadeira na Câmara Federal — um movimento que fortalece a presença da federação no interior e reposiciona lideranças tradicionais no cenário político mato-grossense.





