Neuma admite disputar eleição para a Câmara e diz que Zé do Pátio foi vítima de “golpe” em 2012

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Neuma de Moraes deve
Neuma foi candidata a deputada federal em 2022

Neuma admite disputar eleição para a Câmara e diz que Zé do Pátio foi vítima de “golpe” em 2012

Compartilhe:

A ex-primeira-dama e ex-secretária de Promoção e Assistência Social de Rondonópolis, Neuma de Moraes, pode disputar o pleito eleitoral do ano que vem e, mais uma vez, concorrer a uma cadeira na Câmara Federal.

Em entrevista ao quadro Panorama Político, do Regional MT, Neuma confirmou que estuda por qual partido deverá disputar as eleições. Segundo ela, há convites do PSD, feito pelo ministro Carlos Fávaro, e também do PV, o que a colocaria na coligação Brasil da Esperança, ao lado de PT e PCdoB.

Neuma reconheceu que dificilmente será candidata pelo seu atual partido, o PSB.

“Eu esperava que o partido fizesse parte da Federação e, como isso não ocorreu, ficou mais distante”, afirmou.

A ex-primeira-dama também adiantou que deve seguir para a disputa no mesmo partido do esposo, o ex-prefeito Zé Carlos do Pátio.

Durante a entrevista, Neuma afirmou que pretende disputar uma vaga na Câmara Federal para atuar mais de perto das chamadas pautas progressistas. Ela criticou votações recentes no Congresso Nacional, como a taxação maior das bets e a cobrança sobre grandes fortunas.

Em 2022, ela foi candidata a deputada federal pelo PSB teve 29.614 votos em Rondonópolis, sendo a mais votada na cidade. Ela somou 44.931 no total.  

Defesa de Zé do Pátio

Neuma também relembrou os três mandatos de Zé do Pátio como prefeito de Rondonópolis, fazendo uma defesa enfática do histórico político do marido. Ao citar a cassação dele em 2012 pela Justiça Eleitoral, classificou o episódio como um “golpe”:

Pátio foi cassado em 2012 Foto: Wheverton Barros/Gcom

“Em 2012, quando ele foi cassado, o Pátio foi vítima de um golpe, igual ao que ocorreu com Dilma”, disse, fazendo referência ao processo que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff no Congresso Nacional. “Tanto é verdade que depois fomos inocentados pela Justiça”, completou.

Zé do Pátio foi cassado em maio de 2012, ao final de seu primeiro mandato, sob acusação de aquisição irregular de camisetas durante a campanha de 2008. Na época, o então presidente da Câmara Municipal, Ananias Filho, assumiu a prefeitura, já que a vice-prefeita Marília Salles também teve o mandato cassado.

Posteriormente, inocentado, Pátio foi eleito deputado estadual em 2014, voltou à prefeitura em 2016 e foi reeleito em 2020.

Neuma destacou como principais realizações das gestões de Zé do Pátio a construção de escolas, casas populares e a universalização do abastecimento de água e esgoto no município.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também