Município realiza no sábado dia recreativo para estudantes deficientes

Da Assessoria

Da Assessoria

Jogo de basquete paralímpico de alunos cuiabanos | Secom MT - Ígor Fonseca

Município realiza no sábado dia recreativo para estudantes deficientes

Alunos com deficiência da rede municipal de ensino participam de um dia de jogos e recreação no próximo sábado (23) pela manhã, na Vila Olímpica. A atividade marca a participação da cidade no Festival Lúdico Paralímpico Brasileiro. As crianças irão participar de um circuito com seis jogos diferentes. A proposta não é competir, e sim, proporcionar momentos de diversão para as crianças entre 7 e 12 anos. 

A manhã será de muita agitação. Ao todo serão seis modalidades diferentes para os estudantes se exercitarem: corrida, salto em distância, arremeço de pelota, vôlei e basquete adaptados e estafetas (uma espécie de corrida em que as crianças precisam cumprir tarefas fáceis). 

As crianças terão transporte e lanche e serão acompanhadas dos professores, pais ou responsáveis e cuidadores. O objetivo é que os alunos com surdez, baixa visão, deficiência física ou intelectual e autistas tenham uma manhã de lazer. 

Está é a segunda etapa do festival. Duas datas marcam as atividades paralímpicas nesta semana. Na quinta-feira, 22 de setembro, é o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência e na sexta, 23 é comemorado o Dia Nacional do Atleta Paralímpico. 

A estimativa das Secretarias de Esporte Lazer é que 178 estudantes paratletas participem da data comemorativa que no Brasil deve reunir em 152 locais diferentes em todo o Brasil, mais de 21 mil paratletas que participarão concomitantemente de jogos e atividades recreativas. 

“O esporte faz parte de uma parte importante da socialização da criança com outras colegas e também irá melhorar a aptidão física e o ganho da independência e autoestima dela. Para nós é uma satisfação estar junto neste programa paralímpico nacional. O prefeito José Carlos do Pátio fez questão de promover momento de lazer e inclusão para as crianças das nossas escolas”, destacou a secretária de Esporte e Lazer, Susan Meire Binha. 

A secretária lembrou o caso da aluna Ana Clara Lima Siqueira, do 5º ano da Escola Municipal Alcides Pereira dos Santos, que mesmo com baixa visão se tornou campeã nacional, sendo recordista em salto em distância. 

Para realizar as atividades, foi feita parceria com entre as secretarias de Esporte e Lazer, Educação e Promoção e Assistência Social. 

+ Acessados

Veja Também