Mulheres araguaienses são homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher

Redação PH

Redação PH

mais de 158 mil veículos devem passar pela br-163 durante o réveillon

Mulheres araguaienses são homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher

Realizado pela prefeitura de Alto Araguaia, encontro chama a atenção para combate à violência doméstica.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher (08 de março), a Prefeitura de Alto Araguaia (sudeste de MT, 415km de Cuiabá), por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou uma manhã especial com diversas atividades e sorteio de brindes. Aproximadamente 200 mulheres participaram da programação que aconteceu na manhã de sábado (04), no espaço do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na Vila Aeroporto.

Na ocasião, a primeira dama do município e secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Priscila Dourado Martins, disse que a mulher deve ser valorizada. “Seja como esposa, mãe, trabalhadora, este momento é de grande significado para nós, mulheres. Além de homenagearmos, queremos lembrar das conquistas, lutas, do papel da mulher e que os seus direitos sejam respeitados”.

Presente no encontro, o prefeito municipal, Gustavo Melo, parabenizou todas as mulheres. “É gratificante ver a alegria dessas mulheres. Esta é uma homenagem simples diante do que elas representam e fazem pelo desenvolvimento de nossa cidade”, comenta. Gustavo ainda elogiou o trabalho e agradeceu aos servidores públicos envolvidos no evento.

Surpresa com a receptividade e organização, Marta Romualdo, moradora da Vila Aeroporto, já espera participar de outras atividades. “Foi um momento muito bom, porque fomos lembradas. Isso mostra que temos respeito, dignidade e direitos”, disse.

Marcado pela interação do público, entre dúvidas e debates, o evento chamou atenção para o combate à violência doméstica. Na oportunidade, as mulheres puderam conhecer mais sobre a lei Maria da Penha, assunto abordado na palestra ministrada pela Juíza da 1ª Vara da Comarca de Alto Araguaia (MT), Cristiane Padim da Silva.

Durante fala, a juíza explicou o que é violência, o que configura violência contra mulher, as medidas protetivas e o que fazer. “A mulher tem que denunciar quando for vítima de violência”, enfatiza. Cristiane disse ainda que foi gratificante ver o interesse e dedicação das mulheres em querer aprender mais sobre os seus direitos.

ATIVIDADES- Com apoio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e da Secretaria de Saúde, o evento contou ainda com equipes para aferição de pressão, verificação de glicemia, dicas para saúde bucal e distribuição de escovas dentais. Assuntos como doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar e processos de laqueadura e vasectomia, foram expostos em palestra.

Na área da beleza, as mulheres tiverem um curso básico de maquiagem, ofertado pelo O Boticário. Também, com apoio de cabeleireiras e manicures locais, elas se produziram em um salão adaptado no espaço do evento. E para ter uma boa saúde com prática de atividades físicas, as mulheres receberam dicas e demonstração de treinamento funcional, realizado por um professor de educação física e alunos.

O público pode prestigiar ainda apresentações musicais e de dança. Para as crianças que estavam acompanhadas de suas mães, o evento disponibilizou pula-pula e atividades com os personagens Mickey Mouse e Minnie.

Em gesto de carinho, todas receberam um botão de rosa em homenagem pelo seu dia.

+ Acessados

Veja Também