MT Hemocentro promove III Encontro de Conscientização sobre Doação de Medula Óssea

MT Hemocentro promove III Encontro de Conscientização sobre Doação de Medula Óssea
Conscientização sobre medula óssea busca alcançar novos doadores.

MT Hemocentro promove III Encontro de Conscientização sobre Doação de Medula Óssea

Em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a Escola de Saúde Pública (ESP-MT) e a Universidade de Cuiabá (UNIC), o MT Hemocentro promoverá o III Encontro de Conscientização sobre Doação de Medula Óssea, que ocorrerá nos dias 28 a 29 de maio, em Cuiabá.

A programação de palestras terá inicio às 8h da próxima terça-feira (28), no Auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa. Nesse mesmo dia, haverá Cerimônia de Homenagens e apresentação cultural do Grupo Sempre Sorrindo.

A partir das 8h da quarta-feira (29), a programação será desenvolvida no auditório da UNIC, com conferência sobre linhas de cuidado; doenças hematológicas “Coagulopatias Hereditárias” e “Doença Falciforme”; apresentações de trabalhos orais realizados por acadêmicos e entrega de premiação aos melhores trabalhos apresentados.

A direção do Banco de Sangue Estadual ressaltou que a participação será oficializada com certificado de horas emitido pela Escola Estadual de Saúde Pública da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

Os trabalhos inscritos serão avaliados e concorrerão às premiações dos classificados em 1º, 2º e 3º lugar. Interessados ainda podem efetivar a inscrição de trabalhos para exposição pelo link: https://forms.gle/qzKodDTL9ATWpQFH7 .

De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, também serão realizadas atividades externas com o Hemobus, que ocorrerão entre os dias 25 e 30 de maio e terão o propósito de divulgar a “Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea”.

Mato Grosso

Em Mato Grosso, existe a Lei Estadual nº 9.807/12, que institui a Semana Estadual da importância da Conscientização da Doação de Medula Óssea no período de 22 a 28 de maio.

A medula óssea é constituída por um tecido esponjoso mole localizado no interior dos ossos longos. É nela que o organismo produz praticamente todas as células do sangue: glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Os principais beneficiados com o transplante são os pacientes com leucemia, linfomas e doenças autoimunes.

Programação

Idealizador do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) no Brasil, o Dr. Luís Fernando da Silva Bouzas, do Rio de Janeiro, ministrará a conferência sobre Transplante de Medula Óssea, indicações e seleção de doadores.

Já o especialista em transplante de medula óssea pediátrico, Dr. Luiz Guilherme Darrigo Junior, de Ribeirão Preto (SP), debaterá os Avanços e Desafios no Transplante de Medula Óssea Pediátrica.

Responsável pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) do Rio de Janeiro, a Drª Danielli Cristina Muniz de Oliveira abordará o tema “REDOME 50 anos, você também pode contar esta história”.

Serviço 

III Encontro de Conscientização sobre Doação de Medula Óssea

Dia/hora: 28 e 29 de maio, das 8h às 18h.

Local:

Dia 28 – Auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa.

Dia 29 – Auditório da UNIC Beira Rio 2.

+ Acessados

Veja Também