MT Hemocentro garante medidas de cuidado à saúde de doadores de sangue

Banco de sangue público precisa de 130 coletas diárias de sangue para salvar vidas, inclusive de pacientes com Covid-19

Foto por: Michael Alvim/Secom-MT

A diretoria do MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, reforça que os doadores voluntários de sangue podem fazer a doação com segurança. A unidade vem cumprindo com todas as medidas de biossegurança desde o ano passado, para evitar a transmissão da Covid-19.

Desde março de 2020, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) reforçou o investimento na aquisição de produtos de prevenção e na adoção de medidas de isolamento e de distanciamento para evitar aglomeração nas instalações do MT Hemocentro.

As medidas adotadas são: o uso de tapete higienizador na entrada de todas as áreas e equipamentos da unidade, o uso de álcool 70 em todos os ambientes, paramentação descartável dos servidores (jalecos, tocas e luvas); exaustor na sala de coleta de doação, para a circulação e renovação do ar interno; desinfecção do prédio a cada 15 dias e higienização contínua; distanciamento entre as cadeiras e agendamento de 10 atendimentos a cada 1 hora.




Todo o procedimento, desde o cadastro até a doação, é feito com rapidez para que o doador fique no máximo 45 minutos dentro da unidade.

Segundo informação da diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, a unidade fornece bolsas de sangue para pacientes internados em hospitais e prontos-socorros públicos de todo o Estado e precisa de 130 coletas de doação de sangue por dia.

“As doações salvam vidas de pacientes que são submetidos às cirurgias de urgência, que estejam em tratamento de dengue grave e que precisam de transfusão de plaquetas, pacientes com Covid-19, dependendo do quadro de saúde, também precisam de transfusão de concentrado de hemácias, além de outros casos em que há a necessidade de tratamento ambulatorial continuo de doenças relacionadas com o sangue”, explicou.

O doador de sangue, Igor Medeiros, de 23 anos, realiza a doação regularmente há cerca de três anos. Ele destaca os cuidados no atendimento aos doadores, que durante o período de pandemia foi reforçado. “Com a pandemia, há mais cuidado e segurança rigorosa para fazer a doação, sem correr risco. As enfermeiras são atenciosas e cuidadosas e as pessoas que queiram ser um doador, podem vir doar que é tudo muito seguro”.

Como agendar a doação

O mês de março marca a comemoração de 27 anos do MT Hemocentro. Além de atender normalmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, neste mês, está previsto o funcionamento da sede aos sábados, dias 13 e 27 de março, das 7h30 às 12h.

Devido à pandemia, o MT Hemocentro está agendando as coletas de sangue. As doações podem ser agendadas por meio dos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e Whatsapp (65) 98433-0624.