Primavera do Leste reafirma seu compromisso com a vida e a luta contra o feminicídio. Durante a Expo Prima 2025, a cidade será palco da instalação simbólica do primeiro Banco Vermelho, monumento de memória e resistência, que visa provocar reflexão e mobilizar a sociedade contra a violência de gênero.
A ação conta também com o apoio da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Primavera do Leste, fortalecendo a legitimidade da iniciativa e unindo forças locais na luta contra o feminicídio.Myrian Cardozo é a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e coordenadora da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Primavera do Leste.
Essa ação faz parte do movimento “Feminicídio Zero – A Vida Tem Valor”, liderado em Mato Grosso pela Dra. Luciana Horta, reconhecida por sua atuação parlamentar e pelas palestras que tem ministrado em diversos municípios sobre violência contra a mulher.
A iniciativa também está amparada legalmente: a Lei Federal nº 14.942, de 31 de julho de 2024, instituiu a obrigatoriedade de instalação de bancos vermelhos em espaços públicos em todo o Brasil, simbologia que reforça a urgência da pauta e consolida o combate à violência contra a mulher como política pública em âmbito nacional.
A chegada do Banco Vermelho a Primavera do Leste, em plena ExpoPrima, simboliza a expansão do movimento. É um passo firme no fortalecimento de uma rede estadual de conscientização e responsabilidade social no enfrentamento ao feminicídio.





