A advogada Karina Bruno foi surpreendida, na última terça-feira (12), por um informe dentro de um carro chamado pelo aplicativo da Uber. Com os vidros do carro abertos, o motorista deixou um comunicado: seria cobrada uma taxa extra, por quilômetro rodado, para ligar o ar-condicionado durante as corridas. E ainda com um mínimo de cinco reais.
“Eu já peguei UberX algumas vezes e eles sempre dizem que o ar-condicionado só liga no Comfort [modalidade do aplicativo com carros mais confortáveis e corridas mais caras]. Hoje, eu chamei um Uber e era um horário de muita demanda”, contou Karina ao g1.
“O valor do UberX, que eu pedi, estava o mesmo que costuma ser um Uber Comfort. Eu entrei no carro e os vidros estavam abertos com esse comunicado nos bancos, dizendo que o ar-condicionado não podia ser ligado e ele cobrava uma taxa extra mínima de R$ 5.”
A advogada disse ter se sentido impedida de pedir pra ligar o aparelho, pois afirmou que teria feito o pedido se não houvesse o recado no banco.
“É como se fosse para não pedir, foi como eu me senti. Eu não acho que devo pagar além do que o aplicativo está cobrando. Ele ainda coloca os dados do PIX e imputa ali uma taxa mínima. Eu me senti muito desconfortável na situação”, completou a advogada.
O comunicado, pendurado na parte traseira do banco do carona, ainda exibia a chave PIX do motorista, para receber aos valores extras. O informe diz:
“Conforme orientação da empresa Uber, o carro (UberX) não dá direito ao uso do ar-condicionado, sendo assim, caso o passageiro queira utilizar o ar, peço uma ajuda de 0,50 centavos por kilometro rodado (sic). Valor mínimo de 5,00 reais. Valor este que pode ser pago em dinheiro, cartão e pix”.
Procurada pelo g1, a Uber disse que os “usuários não devem aceitar cobranças realizadas fora da plataforma da Uber, que representam violação ao Código e podem levar à desativação da conta responsável”.
Além disso, a empresa explicou que “não existe obrigatoriedade nem proibição, por parte da Uber, de seu uso [do ar-condicionado] durante as viagens, independentemente da modalidade”, diz a Uber na nota, que continua:
“A temperatura do veículo faz parte das preferências de viagem que podem ser combinadas mutuamente entre o motorista parceiro e o usuário para uma viagem confortável para todos”.