Motivação, estratégias digitais e exposição de produtos marcou o 16° Encontro de Comerciantes em Rondonópolis

Picture of Assessoria Sebrae-MT

Assessoria Sebrae-MT

Motivação, estratégias digitais e exposição de produtos marcou o 16° Encontro de Comerciantes em Rondonópolis

Quando se fala em natação brasileira é impossível não lembrar do nome de Gustavo Borges, atleta que participou de quatro Olimpíadas e nadador com o maior número de medalhas conquistadas em campeonatos internacionais: sendo 35 no total. Das raias das piscinas olímpicas para a vida, Gustavo Borges é um duplo campeão: também é empreendedor de sucesso e atua no mercado há mais de 20 anos.

Foi justamente essa dupla experiência que fez com que Gustavo fosse aclamado durante sua palestra “Atitude de Campeão”, que ocorreu na noite desta quarta-feira (26.07), durante o 16° Encontro de Comerciantes, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir).

Em meio a aproximadamente mil pessoas, Gustavo deu seu testemunho de atleta e de empresário, motivando e encorajando a quem estava presente. “As adversidades que você enfrenta no empreendedorismo, você também encontra dentro do esporte. A questão não é se você terá desafios, a questão maior é como você lida com esses desafios e com essas adversidades no seu dia a dia. Quanto maior for o desafio, mais você tem que ter resiliência e superação para realizar sua conquista”, pontuou o ex-atleta e empresário.

A resiliência foi o combustível para a empresa Rondo Mel, que comercializa sorvetes, picolés e açaí há 30 anos em Rondonópolis. Um dos sócios, Mabio Santana, fez questão de expor seus produtos durante o encontro, para fortalecimento da marca e networking com outros empresários. De acordo com o empreendedor, a consultoria do Sebrae/MT foi um divisor de águas para a empresa.

“A partir daí nós adquirimos conhecimentos, investimos em máquinas e abrindo os horizontes, o que nos permitiu produzir mais, alavancar as vendas e estruturar a empresa de uma forma geral. Acho que a forma mais inteligente de conduzir uma empresa é aprender com quem entende do negócio e tem uma visão ampla, como foi com o Sebrae”, disse.

Essa também foi a solução encontrada por Gabriel Arruda, pequeno empreendedor que comercializa o “cremosinho gourmet” e que a partir das consultorias do Sebrae/MT viu seu negócio decolar.

“Às vezes a gente pensa que gerenciar nossa empresa é a mesma coisa que gerenciar nossas finanças pessoas e o Sebrae/MT me apresentou à gestão de negócios. O Sebrae/MT te ajuda a dar os primeiros passos, depois a caminhar e ao longo dessa jornada ele te fortalece e foi o que aconteceu comigo”, relembrou Gabriel.

A gerente regional do Sebrae/MT, Erika Santos Silva, explicou que além das palestras promovidas durante o encontro, a exposição de produtos também é um importante passo pensado para que os pequenos e médios empreendedores possam expandir seus contatos, demonstrar seus produtos e serviços, fomentando ainda mais o setor.

“É uma oportunidade de os empresários presentes no evento conhecerem outros empresários que produzem e empreendem aqui em Rondonópolis. É a primeira vez que alguns destes empreendedores estão expondo seu produto e estão fazendo este contato, promovendo a degustação e realizando boas vendas. Então, um dos objetivos principais é gerar esse momento de networking, que é muito importante para que os empreendedores consigam alavancar suas vendas e evidenciar mais seus produtos”, destacou Erika.

E não dá para se falar em Encontro dos Comerciantes em Rondonópolis, sem citar a parceria com a Acir, que há tempos fortalece, impulsiona e mobiliza o setor para que se façam presentes em eventos como este, como lembrou a presidente da entidade, Marchiane Fritzen.

“Estamos felizes com essa parceria com o Sebrae/MT para trazermos esse grande evento para os comerciantes e empreendedores de Rondonópolis. Já um evento esperado todos os anos, que tem uma tradição, sendo essa a 16ª edição. E a intenção de nossa persistência neste evento é para mostrar que ser empreendedor é exatamente isso: é insistir e persistir, é renovar e buscar inspiração. Que estas experiências possam contribuir com os empreendedores de forma que eles saibam que não estão sozinhos”, disse Marchiane.

Vendas no digital

Além da palestra magna de Gustavo Borges e da exposição de produtos de empreendedores de Rondonópolis, o evento também contou com o painel “Estratégias Digitais para Negócios”, ministrado pelo gestor de Mercado Digital do Sebrae/MT, Leandro Gonçalves.

Diante da expansão do mercado digital, Leandro chamou a atenção dos empreendedores presentes de que sites, redes sociais e outras estratégias digitais são importantes aliadas das vendas e do crescimento de empresas.

“Hoje não tem como falar de competitividade sem falar de internet. A palestra veio mostrar quais passos esses empresários precisam dar para que eles consigam utilizar essas ferramentas de forma assertiva e efetiva. A internet possibilitou a democratização dos pequenos negócios, porque hoje qualquer pequeno empresário consegue criar estratégias e além disso competir com os grandes”, disse Leandro.

+ Acessados

Veja Também