Morre, aos 89 anos, o quinto prefeito da história de Rondonópolis

Morre, aos 89 anos, o quinto prefeito da história de Rondonópolis

A cidade de Rondonópolis está de luto. Faleceu na manhã de hoje (11) na capital paulista , o ex-prefeito de Rondonópolis, Hélio Cavalcante Garcia, aos 89 anos.

Ele administrou a cidade entre os anos de 1967 a 1970, sendo o quinto prefeito da história da cidade e o quarto eleito pelo voto direto, pois o primeiro prefeito de Rondonópolis, Rosalvo Farias foi nomeado, à época da emancipação .

O seu mandato foi marcado pelo projeto de calçamento em paralelepípedo das vias centrais da cidade. Havia na época muita reclamação sobre a poeira no centro da cidade.

Ele também foi o responsável pela primeira central telefônica da cidade e ainda apoiou o Sindicato Rural para a construção do Parque de Exposições na avenida Bandeirantes.

Ele foi eleito pela Arena II e teve como vice Elzio Borges Leal, irmão do ex-prefeito Cândido Borges Leal Júnior, o Candinho, pai da ex-primeira-dama de Rondonópolis, Ana Carla Borges Leal Muniz.

A disputa daquele pleito que ocorreu em 15 de janeiro de 1966 foi apertada, ele venceu Antonio Berriel por uma diferença de 105 votos.

Hélio era natural de Cáceres, ele veio para a cidade em 1960, ano em que foi aprovado em concurso público, para cartório de registro de imóveis.

Além de se dedicar ao cartório, ele foi também pecuarista.

No entanto, após o período na prefeitura, ele deixou a política de lado, passando a atuar apenas nos bastidores.

A família ainda não se pronunciou sobre o velório e o enterro do pioneiro.

 

Noticias Relacionadas