Moradores de municípios catarinenses vão receber alertas de desastres por SMS

Picture of Redação PH

Redação PH

moradores de municípios catarinenses vão receber alertas de desastres por sms

Moradores de municípios catarinenses vão receber alertas de desastres por SMS

Compartilhe:

A partir de fevereiro, moradores de 20 municípios de Santa Catarina poderão receber alertas de enchentes, vendavais, deslizamentos de terra e outros eventos naturais de risco por SMS.

Para receber as mensagensé necessário se cadastrar no sistema de alerta. Os moradores das respectivas localidades devem enviar, a partir da próxima quarta-feira (1º), um SMS para o número 40199 com o CEP de interesse. O envio e o recebimento das mensagens não têm custos para o consumidor e é possível cadastrar mais de um código postal.

O projeto, que tem como base parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério da Integração Nacional e operadoras de telefonia, está na fase piloto e a intenção é torna-lo ativo para todo o Brasil até o fim do ano.

A etapa do projeto piloto terá duração de 120 dias. Em seguida, haverá um período de avaliação de dois meses. A previsão é que, até julho, o serviço comece a ser disponibilizado para outros estados interessados.

"A ideia é salvar vidas. O projeto começa nestes municípios de Santa Catarina, que têm sofrido recentemente com eventos desse tipo, que causaram até mortes. A intenção é alertar a população para que ela fique preparada e possa deixar os locais que serão atingidos", diz o superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Osmar Bernardes.

A agência de fiscalização trabalha como interlocutora entre as Defesas Civis municipais, responsáveis por monitorar as áreas de risco e criar as mensagens de alerta, e as operadoras de telefonia, que enviam os SMS para os usuários cadastrados.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também