Moradores da região Sul recebem informações sobre educação financeira

temer recebe notificação de denúncia que pode custar seu mandato

Para amenizar os efeitos negativos gerados pela crise econômica que afeta o país, mais de 500 crianças, adolescentes, adultos e idosos dos bairros Jardim Fortaleza, Osmar Cabral, São João Del Rey e Santa Laura, em Cuiabá, estão recebendo informações sobre educação financeira. As palestras são ministradas pela advogada especialista em direito do consumidor, Gisela Simona, e faz parte da programação do projeto Sábado Social.

Apesar da pouca idade, Gisela afirma que crianças e adolescentes são capazes de colocar em prática atitudes simples que podem contribuir para as finanças domésticas, além de prepará-los para o futuro.

“Repassamos a eles orientações básicas sobre a utilização do dinheiro, como verificar se as notas são verdadeiras ou falsas, como receber e dar trocos, sobre a importância de economizar no dia-a-dia e como eles podem fazer isso com pequenas ações. Esse é um tema muito importante, que não faz parte da disciplina curricular das escolas”, explica.

Os adultos que participam das palestras recebem orientações sobre como planejar e controlar o orçamento doméstico. “A principal dica é colocar no papel todas as suas receitas e despesas. A partir disso, é necessário ter mais disciplina no que se refere aos gastos para não correr o risco de ficar endividado. Antes de comprar qualquer coisa, é necessário responder três perguntas: Eu quero isso? Eu preciso disso? Eu posso pagar?”, orienta Gisela, que também responde pela presidência do Rotary Clube Cuiabá Bandeirantes.

Quem não detinha essas informações e já se encontra endividado poderá resolver o problema praticando as lições aprendidas durante as palestras. Caso os participantes e demais moradores da região tenham outras dúvidas ou necessitem de mais orientações jurídicas, uma equipe de advogados estará à disposição durante a 3ª edição do Sábado Social, que ocorrerá na escola no bairro Jardim Fortaleza, em Cuiabá.

Sábado Social

O Sábado Social foi criado em atendimento às solicitações apresentadas por presidentes e associações de bairros de Cuiabá e Várzea Grande, devido às demandas sociais existentes nos municípios. O projeto é uma iniciativa do deputado Guilherme Maluf (PSDB) e conta com o apoio de parceiros, incluindo órgãos públicos, empresas privadas e instituições sociais.

Confira as atividades e serviços que serão oferecidos durante a 3ª edição do Sábado Social:

– Exame de vista

– Aferição de pressão e glicemia

– Orientação à hipertensão e diabetes

– Orientação sobre nutrição

– Corte de cabelo (masculino e feminino)

– Atendimento jurídico

– Atendimento de saúde bucal

– Atendimento de fisioterapia

– Vacinação de animais

– Oficina de pipa

– Oficina de salgados

– Oficina de cookies

– Oficina de bonecas

– Plantio de árvores frutíferas e nativas

– Orientação sobre plantas venenosas e entrega de mudas de plantas do cerrado

– Orientação sobre autoexame da mama

– Orientação sobre adoção

– Orientação sobre direito do consumidor

– Orientação sobre linhas de crédito

– Cadastramento do Bolsa Família

– Exposição do Instituto Memória da ALMT

– Exposição da Polícia Militar de Mato Grosso

– Atividades esportivas

– Espaço recreativo para crianças