Moradores da região Sul recebem informações sobre educação financeira

Picture of Redação PH

Redação PH

temer recebe notificação de denúncia que pode custar seu mandato

Moradores da região Sul recebem informações sobre educação financeira

Compartilhe:

Para amenizar os efeitos negativos gerados pela crise econômica que afeta o país, mais de 500 crianças, adolescentes, adultos e idosos dos bairros Jardim Fortaleza, Osmar Cabral, São João Del Rey e Santa Laura, em Cuiabá, estão recebendo informações sobre educação financeira. As palestras são ministradas pela advogada especialista em direito do consumidor, Gisela Simona, e faz parte da programação do projeto Sábado Social.

Apesar da pouca idade, Gisela afirma que crianças e adolescentes são capazes de colocar em prática atitudes simples que podem contribuir para as finanças domésticas, além de prepará-los para o futuro.

“Repassamos a eles orientações básicas sobre a utilização do dinheiro, como verificar se as notas são verdadeiras ou falsas, como receber e dar trocos, sobre a importância de economizar no dia-a-dia e como eles podem fazer isso com pequenas ações. Esse é um tema muito importante, que não faz parte da disciplina curricular das escolas”, explica.

Os adultos que participam das palestras recebem orientações sobre como planejar e controlar o orçamento doméstico. “A principal dica é colocar no papel todas as suas receitas e despesas. A partir disso, é necessário ter mais disciplina no que se refere aos gastos para não correr o risco de ficar endividado. Antes de comprar qualquer coisa, é necessário responder três perguntas: Eu quero isso? Eu preciso disso? Eu posso pagar?”, orienta Gisela, que também responde pela presidência do Rotary Clube Cuiabá Bandeirantes.

Quem não detinha essas informações e já se encontra endividado poderá resolver o problema praticando as lições aprendidas durante as palestras. Caso os participantes e demais moradores da região tenham outras dúvidas ou necessitem de mais orientações jurídicas, uma equipe de advogados estará à disposição durante a 3ª edição do Sábado Social, que ocorrerá na escola no bairro Jardim Fortaleza, em Cuiabá.

Sábado Social

O Sábado Social foi criado em atendimento às solicitações apresentadas por presidentes e associações de bairros de Cuiabá e Várzea Grande, devido às demandas sociais existentes nos municípios. O projeto é uma iniciativa do deputado Guilherme Maluf (PSDB) e conta com o apoio de parceiros, incluindo órgãos públicos, empresas privadas e instituições sociais.

Confira as atividades e serviços que serão oferecidos durante a 3ª edição do Sábado Social:

– Exame de vista

– Aferição de pressão e glicemia

– Orientação à hipertensão e diabetes

– Orientação sobre nutrição

– Corte de cabelo (masculino e feminino)

– Atendimento jurídico

– Atendimento de saúde bucal

– Atendimento de fisioterapia

– Vacinação de animais

– Oficina de pipa

– Oficina de salgados

– Oficina de cookies

– Oficina de bonecas

– Plantio de árvores frutíferas e nativas

– Orientação sobre plantas venenosas e entrega de mudas de plantas do cerrado

– Orientação sobre autoexame da mama

– Orientação sobre adoção

– Orientação sobre direito do consumidor

– Orientação sobre linhas de crédito

– Cadastramento do Bolsa Família

– Exposição do Instituto Memória da ALMT

– Exposição da Polícia Militar de Mato Grosso

– Atividades esportivas

– Espaço recreativo para crianças

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também