Montadoras abandonam ‘guerra’ e se unem a empresas de tecnologia

Redação PH

Redação PH

ford focus rs é eleito carro do ano 2017 e conquista prêmio de melhor motor nos eua

Montadoras abandonam ‘guerra’ e se unem a empresas de tecnologia

Uma enxurrada de alianças entre grandes montadoras de automóveis e empresas de tecnologia está reconfigurando a disputa para controlar o futuro da mobilidade.
As fabricantes já reconhecem nas empresas de compartilhamento e de caronas, como o Uber, como possíveis clientes fiéis para seus veículos, principalmente de híbridos e elétricos, segundo avaliação de especialistas da indústria automotiva consultados pela agência Reuters.
As parcerias ajudam a expor as marcas de carros a consumidores que não estão ligados neste segmento. As empresas de tecnologia ambém oferecem acesso a um mundo de dados, com meios sofisticados de análise.
As companhias do Vale do Silício ganham com os investimentos em dinheiro e também com a ajuda de engenheiros especializados em veículos, além de descontos para seus motoristas.
Últimas parcerias
A Toyota anunciou na terça-feira (23) que investirá no Uber. A aliança estratégica começará com facilidades para locação de veículos aos motoristas, mas as empresas também planejam trocar conhecimentos e trabalhar em conjunto para acelerar esforços de pesquisa.
Os termos financeiros não foram divulgados. O negócio pode ajudar a Toyota manter o controle sobre os mercados de compartilhamento de veículos no mundo todo e tem potencial de ajudar a reforçar sua posição na China, onde está atrás de Volkswagen e General Motors.
"Pensar nisso em um contexto chinês é importante porque isso é provavelmente o mercado de crescimento mais rápido do mundo. Para a Toyota, ter um pedaço do mercado seria significativo", disse James Chao, chefe da Ásia-Pacífico para a IHS Automotive.
A GM investiu este ano US$ 500 milhões no Lyft, principal rival do Uber nos EUA, enquanto a Volkswagen também anunciou na véspera um investimento de US$ 300 milhões em Gett, uma empresa menor de compartilhamento.
A montadora alemã BMW divulgou na quarta-feira (25) que sua unidade de investimento de risco aplicou um valor não revelado na empresa californiana Scoop Technologies, que desenvolveu o aplicativo de compartilhamento de veículos.
Google
As gigantes de tecnologia também estão de olho na mobilidade pessoal. O Google tem um projeto de carro sem motorista em fase avançada de testes e anunciou neste mês uma parceria com a Fiat Chrysler para o fornecimento de 100 novas vans que dirigem sozinhas.
A Google começou a testar sua tecnologia para esses veículos em 2009, com os modelos da Toyota. Atualmente, sua frota compreende 70 veículos da Lexus, que foram modificados assim como alguns protótipos desenvolvidos de forma autônoma pela companhia.
A unidade da Alphabet se uniu a Ford, Volvo, Lyft e Uber para acelerar a entrada de carros autônomos no mercado. O grupo disse em declaração que "trabalhará com parlamentares, reguladores e o público para tornar reais a segurança e os benefícios sociais dos veículos autônomos".
Parceria com a FCA é a primeira do Google em carros autônomos (Foto: Noah Berger/AFP)
Apple
O Vale do Silício também tem especulado sobre o plano da Apple de construir um carro elétrico. Agora, a empresa parece estar preparando terreno para infraestrutura e software relacionados a alimentar um produto desse tipo.
A Apple está pesquisando como carregar carros elétricos, procurando empresas de estações de carregamento e contratando engenheiros com experiência na área, segundo pessoas familiarizadas com o tema e uma análise de perfis do LinkedIn, afirma a Reuters.
O movimento mostra como a Apple está respondendo a uma lacuna chave dos veículos elétricos: carregar baterias. A falta de estações de carregamento públicas e as horas tomadas para abastecer um carro poderiam ser uma oportunidade para a Apple.
A Apple, que nunca reconheceu publicamente um projeto de carro, se recusou a comentar o assunto. Nem os perfis do LinkedIn nem fontes disseram especificamente que a Apple estava construindo estações de carregamento para carros elétricos.
Mas fontes do setor no ano passado disseram à Reuters que a Apple estava estudando um veículo elétrico sem motorista, com a empresa procurando novas fontes de receita diante de um mercado em maturação pelo seu iPhone.
Não está claro se a Apple iria querer a sua própria tecnologia proprietária, como a rede de carregamento da Tesla, ou projetar um sistema compatível com o de outros concorrentes no mercado.
Carregamento de carros elétricos é uma preocupação da Apple (Foto: REUTERS/Neil Hall)

+ Acessados

Veja Também