A princípio, uma das maiores dúvidas para quem quer saber como vender um carro usado ou motocicleta é determinar seu valor exato. O que eles precisam considerar ao precificar? Como eles descobrem quanto vale?
Para ajudá-lo nesse processo, criamos esse conteúdo.
Aqui, você pode aprender sobre como funciona a tabela FIPE Motos, quais fatores devem ser considerados e como definir um preço para o seu veículo.
O que é a tabela FIPE, afinal?
A tabela Fipe é um índice médio do preço dos veículos no Brasil, com base em diversos modelos disponíveis para negociação.
Todavia, seus preços variam dependendo de muitos fatores que podem afetar a oferta e a demanda; isso inclui região, fabricante, cor, etc.
Também é possível filtrar através de modelos com uma extensa lista fornecida para encontrar o carro perfeito; basta definir seus parâmetros e ver o que aparece!
Para que serve a tabela FIPE?
A Tabela FIPE é utilizada para calcular o valor do seguro do carro e o custo do IPVA cobrado a cada ano. Mas não é só isso.
Ela também tem uso prático fora desses dois exemplos. Como assim? Você pode fazer um comparativo entre veículos novos, usados ou seminovos com base em suas informações.
Ainda assim, ele não dita qual seria um preço exato apropriado para a venda ou compra de um determinado veículo. Exemplo disso são as concessionárias.
É um equívoco comum pensar que estas lojas estejam dispostas a pagar pelo seu carro usado a preço de tabela, mesmo que ele esteja zerado.
Eles precisam revender seu veículo para que possam ganhar dinheiro, não é?
Outro exemplo que você pode não saber é que o preço de alguns veículos nessas lojas é menor do que o seu valor Fipe. Ou seja, se elas pagarem mais do que o carro custa, então não fará sentido financeiro algum para as mesmas.
Como os valores da tabela FIPE são calculados?
A FIPE (Fundação de Pesquisa Econômica) faz e atualiza uma tabela de preços que é amplamente utilizada na indústria automotiva.
Simplificando, esta tabela lista o custo médio de carros e motocicletas com base em fatores como.
- Ano;
- Modelo;
- Cor;
- Características;
- E região.
Sobretudo, para calcular os valores desta tabela é feito um levantamento, e o maior e menor valor são excluídos da contagem.
Em seguida, uma média é calculada entre todos os valores restantes computados.
Assim, a tabela é atualizada mensalmente levando em conta as mudanças nos preços, bem como novos modelos lançados, versões, motores, etc.
Essa tabela é comumente usada por concessionárias de automóveis como ferramenta de negociação.
Os valores listados também são utilizados em cálculos fiscais como o IPVA. Embora ninguém tenha que seguir esses números, eles são frequentemente seguidos porque são padrões bem conhecidos e aceitos.
E aí, você precisa de ajuda para determinar qual é o valor de mercado da motocicleta no momento da venda? Consulte a tabela Fipe Motos!
Como definir um valor para vender seu veículo usado?
Agora que sabemos onde procurar, é hora de começar a caçar os preços na Internet.
Ao procurar veículos usados, encontre lojas ou indivíduos que tenham a mesma marca e modelo de carro que você.
Tome nota se é mais novo que o seu para que você possa comparar preços.
Ao fazer esta pesquisa, concentre-se no que torna seu veículo único em relação aos outros; como eficiência de combustível, recursos de segurança, documentação, etc., porque estes serão pontos-chave que você pode trazer ao negociar preço.
Como dissemos antes, existem muitos fatores diferentes que podem desempenhar um papel na influência do preço de um veículo. Mas, esses quatro pontos – condição, região, cor e histórico do veículo – são o que terá o maior impacto sobre quanto dinheiro se gastaria por ele.
Estado de conservação
Basicamente, é sobre o estado do seu veículo.
Embora possa parecer que não é grande coisa no início, pequenos danos podem aumentar após o uso prolongado de um carro/moto.
Essas imperfeições incluem arranhões na carroceria, danos na janela e até mesmo pequenos defeitos nas maçanetas das portas.
O ideal é que você corrija tudo antes da venda para que não haja surpresas mais tarde na estrada quando for a hora de grandes reparos.
Cor
A melhor maneira de vender um veículo usado é usando as clássicas tonalidades preta, branca, prateada e cinza.
Este esquema de cores deprecia pouco e é muito popular entre os compradores, facilitando para você encontrar um comprador que busque o que você está vendendo.
Região
Procurando um veículo off-road? A região afeta mais do que apenas o estilo dos veículos.
Por exemplo, lugares como áreas rurais geralmente vendem picapes, 4x4s e moto Custom com mais frequência. Afinal, a área pode ter mais estradas de terra e esses veículos são mais adequados para trafegar sobre elas.
Histórico do veículo
É como o próprio nome sugere. Se há histórico de colisões, furto, quilometragem alta, entre outros aspectos que influenciam no preço de venda.
Quer saber quanto vale seu carro? Consulte a Tabela Fipe
Para obter uma lista de preços, visite qualquer um desses Links que te dará informações valiosas sobre o assunto:
- Tabela Fipe;
- Tabela Fipe Motos.
Na tabela Fipe, escolha a categoria de veículo a ser vistoriado (carros e pequenos SUVs, caminhões, micro-ônibus, ou motocicletas).
Para carros, selecione o período de referência – por exemplo, últimos 12 meses – a marca seguida pelo modelo e ano de lançamento.
Por fim, clique em “pesquisar”, que mostrará uma média de preços para este tipo de carro dentro da sua área.
Cada veículo disponível na tabela possui um Código Fipe.
Algumas pessoas usam esse código para encontrar novos modelos e outras podem usá-lo para descobrir quanto eles têm que pagar pelo seguro do carro.
Além de usar o mecanismo de busca do site, você também pode baixar o aplicativo móvel da Tabela Fipe, que está disponível para dispositivos Android e iOS.





