Um levantamento realizado pelo Primeira Hora, considerando as dez últimas eleições municipais de Rondonópolis, revela que metade dos prefeitos eleitos saiu diretamente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Outro dado relevante é que em todas as disputas em que deputados estaduais enfrentaram prefeitos no exercício do mandato, os parlamentares saíram vitoriosos.

O histórico de vitórias de deputados rumo ao comando do Executivo municipal começou em 1988, quando J. Barreto, então deputado estadual, venceu nas urnas o deputado federal Percival Muniz. Barreto foi o primeiro caso de um parlamentar estadual deixar a Assembleia Legislativa rumo ao Palácio da Cidadania.

Em 1992, o deputado estadual Moisés Feltrin tentou repetir o feito, mas foi derrotado por Carlos Bezerra. Já na eleição de 1996, Alberto de Carvalho foi eleito prefeito, tendo como adversários o empresário Edmilson Paulista Martins e o ex-deputado federal Augustinho de Freitas.
Na disputa seguinte, em 2000, Percival Muniz foi eleito prefeito ao vencer Wellington Fagundes e Carlos Ihamber, em uma eleição sem participação de deputados estaduais como candidatos.
Em 2004, Adilton Sachetti venceu as eleições ao superar o então deputado estadual Zé Carlos do Pátio e Wellington Fagundes. No entanto, em 2008, duas décadas após a vitória de J. Barreto, Zé do Pátio, então deputado estadual, derrotou Adilton Sachetti, que tentava a reeleição.

Em 2012, o deputado estadual Percival Muniz deixou novamente a Assembleia e venceu Ananias Filho, que buscava a reeleição. O cenário se repetiu em 2016, quando Zé Carlos do Pátio saiu da Assembleia para disputar a Prefeitura e venceu Percival, também candidato à reeleição.

Em resumo, todos os prefeitos que tentaram a reeleição contra deputados estaduais foram derrotados.
Mais recentemente, em 2024, Cláudio Ferreira também saiu da Assembleia Legislativa e foi eleito prefeito, tornando-se o quarto deputado estadual a vencer uma eleição municipal direta em Rondonópolis. Na mesma disputa, Thiago Silva, também deputado estadual, acabou derrotado.



Disputa em 2028 pode repetir embate entre prefeito e deputado estadual
Para 2028, o cenário político aponta para um novo confronto envolvendo um prefeito no exercício do mandato e um deputado estadual. Tudo indica que o atual prefeito Cláudio Ferreira deve disputar a reeleição e terá como principal adversário Zé Carlos do Pátio, ex-prefeito por três mandatos.
Antes disso, porém, Pátio deve disputar em 2026 uma vaga na Assembleia Legislativa. Caso seja eleito deputado estadual, poderá repetir a estratégia de anos anteriores e entrar em 2028 como um parlamentar estadual tentando derrotar um prefeito candidato à reeleição, cenário que tem se mostrado vitorioso na história política recente de Rondonópolis.

O desfecho dessa possível disputa ainda é imprevisível — apenas o tempo dirá se a tradição política será mantida ou quebrada mais uma vez nas urnas.





