Mesários de Rondonópolis recebem treinamento para as Eleições 2022

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

Mesários de Rondonópolis recebem treinamento para as Eleições 2022

Compartilhe:

O juiz eleitoral Wanderlei José dos Reis, titular da 46ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, com sede em Rondonópolis, juntamente com a equipe de servidores do Cartório Eleitoral começou a ministrar treinamento dos mesários que atuarão nas Eleições Gerais de 2022.

Ao todo, Rondonópolis conta hoje com 166.170 eleitores aptos a votarem em outubro de 2022, divididos em duas zonas eleitorais, a 10ª ZE com 75.147 eleitores, e a 46ª ZE com 91.023 eleitores.

No total serão 522 seções eleitorais em funcionamento em Rondonópolis distribuídas em 73 locais de votação.

Só na 46ª Zona Eleitoral serão mais de 1.100 mesários atuando nessas eleições e são muitas as orientações a serem repassadas aos mesários sobre a identificação biométrica, funcionamento das urnas e outros temas.

Para isso, o juiz titular da 46ª Zona Eleitoral elaborou um cronograma de treinamento dos mesários para 2022, que começou no dia 20 de agosto. O treinamento se dá todo sábado na Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, no centro da cidade, a partir das 14h, e inclui uma parte teórica de cerca de uma hora e trinta minutos ministrada pelo juiz eleitoral e uma parte prática com os servidores do Cartório Eleitoral.

Nesse sentido, o juiz eleitoral Wanderlei Reis se vale de toda a sua experiência na área quando era ainda servidor de carreira da Justiça Eleitoral em Dourados-MS e nas Eleições de 1998 ministrou treinamento para mais de 2.000 mesários da 18ª e 43ª ZEs acerca da urna eletrônica e de seu funcionamento pela primeira vez naquele município sul-mato-grossense. Depois disso, já como juiz eleitoral em Mato Grosso titular da 34ª (2003/2004 – Chapada dos Guimarães), 43ª (2009/2011 – Sorriso) e 46ª (2014-2017 – Rondonópolis) Zonas Eleitorais, sempre ministrou treinamento pessoalmente aos mesários como forma de se seguir todas as orientações do TSE.

Segundo o juiz eleitoral Wanderlei Reis, “A máxima militar aplicável aqui é treinamento difícil combate fácil. O treinamento dos mesários realizado agora se reveste de suma importância para o pleno êxito dos trabalhos eleitorais. Eles precisam receber nossas orientações para não terem dúvidas de procedimento no dia do pleito já que, do estudo vagaroso do manual do mesário 2022, se percebe que foram várias as alterações de conduta para essas eleições, uma delas é o próprio horário de funcionamento das seções eleitorais, das 7h da manhã às 16h da tarde. Isso é muito relevante e tenho frisado a eles a necessidade de estarem logo às 6h da manhã na escola para a instalação da seção eleitoral e prontos para o início dos trabalhos às 7h. Ademais, essa é uma oportunidade de conhecermos pessoalmente todos os mesários que atuarão conosco nas eleições, trazendo-lhes o arcabouço dos principais crimes eleitorais, de condutas vedadas no dia das eleições, do fluxo de uma seção eleitoral e do que se espera de cada um deles, sobretudo, do presidente da seção eleitoral, que detém o poder de polícia na condução dos trabalhos naquele recinto.”

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também