Mais de 30 parlamentares de direita planejam viajar na comitiva do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) para participar da posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, marcada para o próximo dia 20. A lista inclui os deputados federais de Mato Grosso Coronel Fernanda e José Medeiros, ambos do PL.
Medeiros tem base e residência em Rondonópolis, onde mora e também tem domicílio eleitoral. Ele foi suplente de senador de Pedro Taques, que em 2014, renunciou ao senado para assumir o governo, abrindo espaço para o rondonopoitano; que foi eleito deputado federal em 2018 e 2022.
Medeiros deve tentar novamente uma cadeira no senado em 2026.
Bolsonaro afirmou, na última quarta-feira (08), que estará na posse do aliado. Em postagem na rede social X, disse estar “muito honrado” em receber o convite e alegou ter pedido a liberação de seu passaporte ao STF, solicitação que já foi negada outras vezes pela Corte, onde Bolsonaro é investigado em diferentes frentes.
Organizada pelos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Bia Kicis (PL-DF), uma listagem com aliados do ex-presidente interessados em viajar para a posse de Trump foi divulgada ainda em novembro, quando tinha 37 nomes. A mobilização teve início logo após a vitória do republicano contra a democrata Kamala Harris.
O número de deputados que viajará aos EUA ainda pode sofrer mudanças. Além de novos interessados diante do convite nominal de Trump para Bolsonaro, há parlamentares que aderiram à iniciativa em novembro que não estão mais na Câmara dos Deputados.





