Matteo Renzi recebe futuro primeiro-ministro líbio

Redação PH

Redação PH

justiça condena 21 por trágico choque de trem na argentina

Matteo Renzi recebe futuro primeiro-ministro líbio

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, recebeu nesta segunda-feira em Roma Fayez el-Sarraj, futuro primeiro-ministro do governo de unidade nacional da Líbia.

Trata-se da primeira visita à Europa de Sarraj, um empresário líbio que deve tomar posse em meados de janeiro após o frágil acordo conseguido por intermédio da ONU.

No último 17 de dezembro, em Skhirat (Marrocos), foi assinado um acordo para a formação de um governo, ratificado uma semana depois com uma resolução do Conselho de Segurança da ONU.

Renzi manifestou "sua plena confiança na capacidade das novas autoridades líbias para enfrentar os perigos mais iminentes, começando pela formação de um governo e a construção do marco institucional sob o signo da inclusão e da reconciliação nacional", informou um comunicado.

"A Itália está disposta a responder com rapidez, no marco da legalidade internacional, a qualquer solicitação de ajuda da Líbia", garantiu Renzi.

A reunião ocorreu a portas fechadas e a imprensa não havia sido informada da chegada de Sarraj.

A Itália, antiga potência colonial da Líbia, está disposta há meses a liderar uma intervenção militar, mas exige que o acordo de um governo reconhecido e um mandato preciso da ONU.

+ Acessados

Veja Também