Matar barata com chinelada pode espalhar bactérias no ambiente; saiba a forma correta de fazê-lo

R7

R7

Baratas podem se fingir de mortas após pancada - Freepik

Matar barata com chinelada pode espalhar bactérias no ambiente; saiba a forma correta de fazê-lo

É comum que em algum momento de nossa vida deparemos com invasoras nojentas em casa: as baratas. Elas são insetos noturnos que procuram comida em cozinhas, depósitos de alimentos, latas de lixo, ralos e esgotos.

São classificadas como pragas por causa de seus hábitos sujos e pelo mau cheiro. As baratas podem espalhar doenças intestinais movendo-se livremente por ralos, jardins, esgotos e privadas de habitações humanas.

Elas se alimentam de fezes humanas, bem como de comida, e podem espalhar germes que causam doenças.

Esses insetos geralmente não são a causa mais importante de uma doença, mas, como as moscas domésticas, podem disseminar germes que causam doenças como salmonelose, disenteria e gastroenterite.

Há quem não tenha coragem de eliminar uma barata, mas também existem aquelas pessoas que simplesmente pegam um chinelo e dão um fim nelas.

A chinelada, todavia, não é a forma mais indicada de matar uma barata.

Um documento do Departamento de Saúde de Tulsa, em Oklahoma (EUA), ressalta que esmagar uma barata é uma maneira de matá-la, mas não é o método mais eficaz nem higiênico.

Quando uma barata é esmagada, ela pode liberar seus ovos e espalhar bactérias e outros germes no ambiente. Recomenda-se o uso de inseticidas ou outros métodos, como armadilhas ou iscas (ácido bórico ou terra de diatomáceas), para controlar e eliminar a infestação de baratas.

Essas bactérias liberadas quando se mata uma barata podem, ocasionalmente, provocar doenças intestinais, que vão desde uma diarreia comum até febre tifoide e cólera.

Uma chinelada também não é a garantia de que a barata será definitivamente eliminada. Isso porque elas podem suportar até 900 vezes o próprio peso, por possuírem um exoesqueleto forte.

Especialistas dizem que, se você não destruir esse exoesqueleto, as baratas podem se fingir de mortas e fugir posteriormente.

Como prevenir uma infestação?

Existem vários métodos eficazes para eliminar baratas em uma casa ou um prédio. Isso inclui o uso de sprays inseticidas, pós e iscas.

Os sprays inseticidas podem ser aplicados diretamente nas baratas ou em superfícies onde costumam rastejar.

O pó pode ser aplicado em áreas de difícil acesso, como buracos nas paredes e tomadas elétricas.

As iscas podem ser colocadas em áreas onde as baratas provavelmente se alimentam, como atrás de eletrodomésticos e em armários.

Também é importante eliminar fontes de comida e água, pois as baratas podem sobreviver por longos períodos sem nenhum dos dois.

É fundamental não deixar restos de comida pela casa e recolher o lixo diariamente. 

Limpeza regular e saneamento adequado podem ajudar a prevenir infestações.

+ Acessados

Veja Também